Entenda o que é a tecnologia blockchain
Com cada vez mais destaque, a tecnologia blockchain tem ganhado espaço nos últimos anos. Esse tipo de tecnologia ganhou todo esse destaque especialmente por sua relação com criptomoedas, como o Bitcoin. Porém, suas aplicações vão muito além do setor financeiro, pois as empresas entenderam como poderia transformar alguns setores. Neste texto, vamos explorar o tema para que você entenda o que é a tecnologia blockchain.
Em um levantamento, publicado em 2024, a Coinbase apontou que 56% das empresas da lista Fortune 500 estavam engajadas com a tecnologia blockchain. O relatório intitulado “The State of Crypto: The Fortune 500 Moving Onchain”, que detalha a crescente adoção da tecnologia blockchain por empresas da lista Fortune 500. Isso é só para ilustrar o crescimento e magnitude que essa tecnologia está ganhando.
O que é blockchain?
Uma das inovações mais promissoras da atualidade, a tecnologia blockchain é um banco de dados, que permite o compartilhamento de informações de forma descentralizada, segura e transparente.
A blockchain funciona como um livro-razão digital em uma rede de computadores, no qual cada bloco de dados, como transações financeiras ou contratos, se liga ao anterior por meio de criptografia. Dessa forma, a blockchain forma uma “corrente de blocos” (block + chain). Isso dificulta fraudes, pois qualquer tentativa de alteração exigiria mudar todos os blocos anteriores em todos os computadores da rede.
Essa tecnologia ficou conhecida com o Bitcoin, mas hoje diversas áreas fazem uso dela, como rastreamento logístico, contratos inteligentes, identidade digital e sistemas de votação. Ou seja, muito importante para as empresas.
Um exemplo disso é o uso da blockchain pelo setor de suprimentos de um supermercado, por exemplo. Usando essa tecnologia, é possível monitorar o percurso de alimentos e produtos, desde a origem até o consumidor final. Isso permite que, se um produto sofrer contaminação ou algum dano, seja possível rastrear rapidamente onde e como o problema ocorreu, garantindo maior segurança para os consumidores e agilidade nas ações corretivas.
No que consiste a tecnologia blockchain?
Visto que os blocos são organizados em uma cadeia e distribuídos por uma rede de computadores, elimina a necessidade de uma autoridade central para gerenciar ou validar as informações. Isso torna a blockchain resistente a fraudes e manipulações, como dito anteriormente, pois qualquer tentativa de alterar um bloco exigiria a reescrita de todos os blocos subsequentes em mais da metade dos nós da rede.
Cada bloco contém um conjunto de transações ou dados, um identificador único chamado hash, e o hash do bloco anterior. Esse encadeamento é o que forma a cadeia de blocos. Quando uma nova transação ocorre, ela é verificada pelos nós da rede, ou seja, computadores participantes, por meio de um processo de consenso, que pode variar dependendo do tipo de blockchain. Após a validação, a transação é agrupada com outras em um novo bloco.
Esse novo bloco só é adicionado à cadeia quando há confirmação da sua identidade, geralmente por meio de criptografia e validação distribuída. Como cada bloco depende do hash do anterior, qualquer tentativa de alteração em um bloco causaria inconsistências na cadeia e teria rejeição pela maioria da rede.
Quais são os benefícios da tecnologia blockchain?
Além da segurança, evitando fraudes e alterações de informações importantes, a tecnologia blockchain promove vários outros benefícios. Confira!
Transparência
Como todos os usuários podem visualizar todas as transações, não há nada que fique oculto. Todos os participantes da rede têm acesso ao que é registrado na blockchain, e é isso que aumenta a confiança, transparência e responsabilidade.
Dados precisos
Como as informações registradas são imutáveis, é imprescindível que os dados sejam precisos. Já que a blockchain funciona com informações permanentes, não é possível excluir algum dado e é exatamente por isso que eles devem estar corretos.
Descentralização
Como não há um controle central, os múltiplos nós na rede mantêm os dados. Sendo assim, há uma redução da dependência de intermediários e aumento da resiliência do sistema.
Eficiência
Com contratos inteligentes (smart contracts), processos podem ser automatizados, reduzindo burocracias, tempo de execução e custos operacionais.
Por exemplo, em seguros, contratos inteligentes podem liberar pagamentos automaticamente quando certas condições são atendidas. Isso elimina a necessidade de solicitações manuais e análises demoradas.
A blockchain tem sido cada vez mais falada e incorporada nas empresas. Neste texto você entendeu um pouco mais sobre o assunto e o porquê da tendência ter tomado um lugar de destaque nos últimos anos.
Gostou do nosso artigo? Leia mais aqui!
Até a próxima!