As 5 soft skills mais importantes no mercado de trabalho

Published On: 2 de setembro de 2024By Tags:

As soft skills hoje têm ganhado cada vez mais destaque nas empresas. A gente te conta neste artigo quais são as 5 soft skills mais importantes no mercado de trabalho.

Em tempos de inovação e tecnologia, as habilidades interpessoais fazem a diferença na hora da contratação, e principalmente, para retenção de talentos em uma organização. Para qualquer que seja a sua área de atuação, investir em habilidades pessoais é uma boa estratégia para se manter no mercado e ter sucesso profissional.

As soft skills são as habilidades comportamentais, olham para como o indivíduo age na prática diante das situações que aparecem no cotidiano. Se tem inteligência emocional, se consegue manter a calma, se consegue se manter produtivo, entre várias outras.

As hard skills, habilidades técnicas, ainda são bem valorizadas, mas hoje, são as soft skills que têm um peso maior na hora de avaliar um profissional.

Quais são as soft skills mais importantes no mercado?

1. Trabalho em equipe

Uma das competências mais valorizadas é a capacidade de trabalhar em equipe. Saber ouvir outras pessoas, opiniões e fazer funcionar.

2. Pensamento voltado para a resolução de problemas

Para todas as áreas, principalmente na TI, saber resolver problemas ao invés de gastar tempo procurando os responsáveis é fundamental.

Desenvolver a capacidade de resolver problemas é um dos pontos que chama a atenção de recrutadores de diversas empresas, pois esse comportamento impacta na retenção do funcionário. Saber ser diplomático e manter a coesão da equipe é essencial.

Erros podem acontecer o tempo todo, se concentrar em resolver é o diferencial.

3. Empatia

Também sobre trabalhar bem em equipe, é importante desenvolver a empatia, ou seja, a capacidade de construir relações colaborativas com a equipe.

Ouvir, compreender e ser solidário com os colegas fazem parte da empatia. Essas são as bases para construir boas relações, já que estamos lidando com pessoas.

É importante ser empático, pois isso gera confiança na equipe, e quanto maior a confiança, melhor o clima fica e mais produtivos e motivados os colaboradores ficam.

4. Persuasão

Para se destacar no mercado de trabalho, é importante também ter uma boa capacidade de persuasão. Ou seja, saber vender a sua ideia, saber comunicar e mostrar o quanto o que você está propondo é significativo.

A capacidade de persuasão demonstra o quanto aquele funcionário tem tato para se comunicar e convencer a todos do que está propondo.

5. Saber fazer uma boa apresentação

Em tempos de trabalho híbrido e remoto, saber fazer uma boa apresentação é ponto de destaque para o profissional. É um outro ponto importante no que diz respeito à comunicação.

Um bom profissional sabe apresentar de maneira clara as suas ideias de onde quer que esteja, presencial ou home office.

Aqui na Pix Software, por exemplo, as soft skills são muito valorizadas, segundo o nosso CEO, Ilan Goldman ‘’Medimos o potencial e não o conhecimento.’’. Essa frase já demonstra o quanto outros fatores além do conhecimento técnico são importantes na hora da contratação.

Ainda segundo o nosso CEO ‘’Entendo que temos uma responsabilidade que ultrapassa os limites do conhecimento técnico. Somos levados a ensinar comportamento coletivo, respeito pela cultura da empresa e comprometimento com o ambiente que o acolhe.’’

Esses outros fatores citados, como o comportamento coletivo, também são responsabilidade da organização. Ter uma cultura bem definida, cuidar da sua imagem interna, também são ações que impactam a percepção dos profissionais que ali trabalham também são capazes de mudar as dinâmicas internas.

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