Oportunidades e Conflitos
Acredito que bons líderes são aqueles que conseguem motivar seus colaboradores para realizar os objetivos da organização.
Entendo que os objetivos podem ser traduzidos em oportunidades. À medida que buscamos encontrar o nosso caminho uma sequência de oportunidades aparecem para serem “agarradas” e “consumidas”. É preciso enxergá-las para não deixar escapar o que pode ser a chave para o sucesso, evitando desvios que podem nos levar a uma via sem retorno, dissonante do plano de negócio.
Cabe ao líder apontar as oportunidades reais e alcançáveis, dimensionando o esforço necessário e avaliando o valor de cada realização, transmitindo com clareza a sua percepção. Para avançar sobre uma oportunidade é preciso estratégia e tática, pois outras organizações podem estar mirando nos mesmos objetivos.
Nesta jornada naturalmente surgem conflitos. Não necessariamente conflitos são situações negativas, de embate ou de dificuldade de relacionamento. Estes existem, e é função do líder administrar potenciais desavenças, seja por incompatibilidade de gênios, seja por disputa por espaço.
Entretanto, existem outros conflitos a administrar que devem ser colocados na mesa para a devida ponderação. O líder deve ouvir todas as partes na exposição de motivos do porquê seguir num sentido ou em outro. Mais uma vez cabe ao líder decidir a direção a ser tomada, sempre se pautando por explicar as suas razões.
Conflitos devem ser mantidos no seu devido “tamanho”, nem maior nem menor, de forma que no final todos se sintam vencedores. O conflito deve gerar riqueza de conhecimento e neste quesito reside o sucesso da liderança.
São os conflitos que fazem o grupo se fortalecer dando o devido respeito a opiniões contraditórias. Há valor em cada posicionamento por mais antagônico que seja e é preciso destacar o que é virtuoso, para que no passo seguinte não se percam colaborações preciosas.
Não importa o tamanho nem a circunstância, devemos aproveitar as oportunidades e gerenciar os conflitos. Se há pedras no caminho, é preciso removê-las ou contorná-las. Mesmo que signifique dar meia volta e escolher outra passagem.
Ilan Goldman


