Como funciona o serviço de desenvolvimento de software?

Published On: 16 de dezembro de 2024By Tags:

Se você está lendo esse texto agora, é porque um software foi pensado, planejado e desenvolvido para que você consiga ter acesso a ele de forma rápida. São muitos os processos que envolvem o desenvolvimento de software, e isso está intrinsecamente ligado a boa parte das funções que fazemos hoje: assistir filmes, ler livros, estudar, pagar contas, e muitos exemplos – tudo isso precisa de um software e de quem o faça. Neste artigo, vamos te contar sobre como funciona o serviço de desenvolvimento de software. 

Os desenvolvedores de software irão trabalhar começando do zero, e esse processo envolve muito planejamento para criar um sistema eficiente e que resolve a necessidade solicitada. Um bom software deve ser útil e trazer alguma inovação para a vida das pessoas. Se antes, para ouvir a música que você queria, era preciso esperar tocar na rádio, hoje, depois de muitas inovações nessa passagem de tempo, você digita o nome da música nos aplicativos de streaming e consegue ouvi-la sem nenhuma dificuldade. 

Esse foi apenas um exemplo de aplicativo, mas o mundo do desenvolvimento de software envolve muitos outros tipos de sistema, com infinitas possibilidades e funções. Mas em que consiste o desenvolvimento de software? 

Definição do desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software consiste em todo o processo de construção de um sistema tecnológico, que pode ser um simples aplicativo a sistemas mais robustos, como um ERP ou um sistema e-procurement, por exemplo.

Já um software é um produto tecnológico capaz de realizar processamentos e gerar um resultado, atendendo a um objetivo. Em meio a isso, o software precisa se comunicar por meio de linguagens de programação, que veremos com mais detalhes mais adiante.

Para construir um software do zero, é preciso também trabalhar por etapas e escolher uma metodologia para as entregas. Existem várias metodologias, porém, as mais conhecidas são a cascata e a ágil. Entenda um pouco melhor: 

Cascata:

O planejamento, envolvendo os recursos, fases e os prazos, é feito antes do projeto começar. As entregas acontecem nessas etapas já previstas e que são faseadas. 

A metodologia em cascata trabalha como uma evolução progressiva, ou seja, não se inicia uma nova fase sem a finalização completa da fase anterior. 

Ágil 

Já a metodologia ágil trabalha com ciclos mais curtos e mais flexíveis, ou seja, a entrega e a adaptação é contínua. Dessa forma, o projeto tem seu foco mais voltado para a colaboração e entrega de valor recorrentemente. 

Entendendo um pouco melhor sobre essas duas metodologias principais, é preciso entender no que consistem as etapas do desenvolvimento de software. 

Quais são as etapas do desenvolvimento de software?

O processo de desenvolvimento de software precisa seguir etapas para garantir que a entrega final esteja dentro das expectativas do cliente. 

1. Planejamento

O primeiro passo é entender quais são as necessidades do cliente, para o que ele precisa de um sistema. A partir daí é feita uma análise dos requisitos, ou seja, o time analisa as necessidades e o que pode se transformar em funcionalidades do sistema para resolvê-las. 

É nessa etapa que o produto será definido, e também o roteiro de como o software será feito. 

2. Programação 

Na programação, o trabalho da construção de software começa de fato. A linguagem de programação, definida anteriormente, será o que os programadores utilizarão para codificar o sistema. Essa é a hora de colocar ‘’as mãos na massa’’. 

Na etapa de programação, estamos falando do back-end e do front-end, a cara do sistema e a sua navegação também são assuntos importantíssimos aqui. 

3. Testes 

O próximo passo é realizar testes para entender o funcionamento do sistema e se tudo está dentro do esperado. Os bugs e suas resoluções acontecem na fase de testes. 

Os próprios desenvolvedores podem se passar por usuários comuns para identificar falhas estruturais. 

4. Implantação e Manutenção

Após os testes, chega a hora de implantar o sistema oficialmente. O software então é implantado no ambiente dos usuários ou ficará disponível para download, a depender de cada caso. 

Dentro do serviço de desenvolvimento de software, também está inclusa a manutenção e o suporte. Ou seja, a resolução de bugs, atualizações e eventuais adaptações que os usuários solicitem entram nesse pacote. 

Agora que você já entende melhor sobre como funciona o serviço de desenvolvimento de software e suas etapas, já pode tomar boas decisões quando precisar do serviço de desenvolvimento. 

Nós também somos uma desenvolvedora, e já ajudamos várias empresas pelo Brasil, com soluções criadas sob medida para a necessidade específica do cliente. Conheça mais sobre nós e nossas soluções!

Conte com a gente para transformar a sua empresa!