Como os sistemas no-code revolucionaram o trabalho?

Published On: 14 de janeiro de 2025By Tags:

A tecnologia se torno uma grande aliada para o desempenho do trabalho, de modo geral, ao longo dos anos. Os sistemas foram surgindo para facilitar processos e rotinas de trabalho, transformando-os de manuais para automáticos. Essas ferramentas também evoluíram ao longo do tempo, antes complexas, e hoje bem mais simples. Neste artigo nós vamos mostrar como os sistemas no-code revolucionaram o trabalho. 

O que são os sistemas no-code?

Sistemas no-code são plataformas de desenvolvimento de software que permitem a criação de aplicativos e sistemas sem a necessidade de escrever código manualmente. 

Essas ferramentas utilizam interfaces gráficas e recursos de arrastar e soltar (chamados de drag-and-drop) para facilitar o processo de criação. Com elas, até pessoas sem conhecimento em programação conseguem construir soluções, como websites, aplicativos, automações de processos e integrações, de maneira mais simples e rápida.

Com essa facilidade, uma pessoa leiga consegue rapidamente criar uma solução que a atenda. O que antes ficava obrigatoriamente nas mãos de desenvolvedores, com o no-code fica muito mais democrático e fácil, aumentando a independência de quem tem o conhecimento técnico e de quem não tem.

Os sistemas no-code são sustentados, em geral, por 4 pilares: 

Interface visual

O usuário interage com a plataforma através de uma interface gráfica, onde pode configurar elementos, criar fluxos de trabalho e personalizar funcionalidades de forma intuitiva.

A interface é a ”cara” que a plataforma terá, e quanto mais fácil ela se apresentar, mais intuitiva ela será e o usuário conseguirá fazer o que deseja. Ou seja, uma interface amigável vai causar um impacto positivo na plataforma no-code.

Automação 

Muitas ferramentas no-code oferecem funcionalidades para automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails, aberturas de solicitações, entre outras ações, sem que seja necessário programar.

Integrações 

É comum que essas plataformas permitam integrar com outras ferramentas e serviços, como bancos de dados, sistemas de CRM, plataformas de e-commerce, redes sociais, entre outras, facilitando a criação de soluções mais completas.

Implementação

Como não há necessidade de codificação, o tempo de desenvolvimento é significativamente reduzido, permitindo a criação e implementação rápida de novas funcionalidades ou produtos.

Benefícios dos sistemas no-code

Como os sistemas no-code não têm a necessidade de codificação, sendo mais acessíveis às pessoas leigas, são mais fáceis de desenvolver, o que já é um benefício. Porém, existem mais benefícios que envolvem esse tipo de software.

Confira alguns exemplos de vantagens:

1. Facilidade de uso 

Qualquer pessoa, mesmo sem experiência em programação, pode usar plataformas no-code para criar soluções personalizadas. Isso democratiza o acesso à tecnologia e permite que equipes profissionais de outras áreas construam sistemas sem depender exclusivamente de desenvolvedores.

Conforme dito anteriormente, essas plataformas oferecem uma interface gráfica amigável, onde é possível arranjar componentes e configurar funcionalidades de maneira intuitiva, sem a necessidade de escrever código.

2. Agilidade no desenvolvimento

As ferramentas no-code permitem criar protótipos de forma muito mais rápida, o que facilita a validação de ideias, o teste de conceitos e o lançamento de novos produtos ou funcionalidades.

Com a facilidade de modificar e ajustar os sistemas rapidamente, é possível melhorar o produto de forma mais ágil, atendendo rapidamente a mudanças de mercado ou necessidades do usuário.

3. Manutenção fácil 

Como os sistemas no-code oferecem interfaces gráficas, a manutenção e as atualizações podem ser feitas diretamente pelos usuários, sem a necessidade de intervenção técnica. Isso facilita a manutenção contínua do sistema.

4. Redução de custos

Como os usuários podem criar aplicativos e soluções sozinhos, há menos necessidade de contratar ou terceirizar desenvolvedores, o que pode gerar uma redução significativa de custos com desenvolvimento.

5. Melhora na comunicação entre as equipes

Com plataformas no-code, a comunicação entre desenvolvedores e equipes de negócios é facilitada. As equipes não técnicas podem realizar ajustes diretamente sem depender de codificação.

É assim que as plataformas no-code revolucionaram as rotinas de trabalho de diversas empresas e profissionais, que não precisam ser desenvolvedores para criarem soluções. 

O futuro é no-code

Os sistemas no-code são uma tendência que promete ganhar cada vez mais força. A facilidade e acessibilidade para não profissionais de desenvolvimento é a grande inovação que essa modalidade traz, além dos benefícios que citamos anteriormente. 

Segundo a Gartner, o no-code está se consolidando em todo o mundo. As plataformas sem necessidade de codificação são a possibilidade de democratizar e aumentar as criações de sistemas, aplicativos, entre outras soluções muito mais rápido. Sendo assim, a inovação será cada vez mais fluida nas empresas (e fora delas). 

Já conhece os nossos sistemas? As nossas soluções estão prontas para transformar os processos da sua empresa. Além disso, também trabalhamos com software desenvolvido sob medida. 

Conheça as nossas soluções e a nossa Fábrica de Software

Até a próxima!