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O que um gestor de compras precisa ter?

Published On: 7 de outubro de 2025By Tags:

O gestor de compras antes era aquele responsável por tarefas burocráticas envolvendo as compras corporativas da empresa, porém, o cenário já não é mais esse. Hoje, a área de compras é uma área estratégica, voltada à lucratividade e à otimização desse processo. Visto isso, um gestor não fica mais responsável por guiar um trabalho manual, mas sim, um trabalho importante, planejado e tático. Neste texto, entenda o que um gestor de compras precisa ter.  

Toda empresa, seja ela grande ou pequena, precisa compras itens. Esses itens podem ser tanto para o seu funcionamento interno (compras indiretas), quanto para a sua produção (compras diretas). Sendo assim, o setor de compras entra em ação para planejar, organizar e efetuar essas compras visando os melhores negócios para a empresa. Para ter essa visão, é necessário um time alinhado e, sobretudo, com uma boa liderança. 

Qual deve ser a formação de um gestor de compras? 

O profissional de compras geralmente é formado por outras áreas como Administração, Engenharia, Ciências Contábeis, Economia e outros cursos. Ainda não existe um curso superior exclusivo para compras corporativas, apenas cursos extracurriculares. Mesmo com a área em crescimento, principalmente por conta dos critérios ESG e da busca por essa adequação, um gestor de compras pode ser uma pessoa com uma dessas formações descritas anteriormente, ou até outras. 

Mesmo que a formação seja essencial, existem outras competências muito importantes, realmente essenciais para um gestor de compras. Essas competências são colocadas em prática no dia-a-dia em que o gestor precisa desempenhar um papel tático prezando pelas melhores negociações.  

O que um gestor de compras faz? 

O gestor de compras precisa guiar, supervisionar e estruturar os processos de compras da empresa. Para isso, o gestor vai precisar elaborar as estratégias de compras e garantir que elas sejam colocadas em prática, unindo o planejamento financeiro da empresa com o planejamento de compras.  

Quem lidera um time de compras também precisa ter uma relação próxima com os seus liderados, cuidando para estabelecer uma boa relação. Além disso, o gestor de compras também deverá guiar seu time  

Fazer a gestão dos riscos, prever cenários e entender como o mercado está caminhando, fazendo benchmarking por exemplo, também entram no escopo.  

7 habilidades que um gestor de compras deve ter 

Para colocar tudo isso em prática, o gestor precisa desenvolver algumas habilidades essenciais para o departamento de compras. Sem esses pilares, o trabalho fica muito mais difícil e os resultados não correspondem ao esperado. 

1. Resolução de conflitos 

Um bom gestor de compras deve ter a capacidade de resolver conflitos, que são os eventos que mais acontecem na rotina de trabalho de um comprador. Problema com fornecedor, com entregas, com prazos, tudo isso pode acontecer facilmente em um dia a dia de trabalho cheio de responsabilidades. Por isso, a capacidade de resolução deve ser bem trabalhada e junto a isso, conseguir tomar decisões rápidas e estratégicas.  

2. De olho na performance 

Ter um olhar mais analítico, voltado à performance, também é vital para o gestor de compras em um cenário em que esse setor está cada vez mais automatizado. Para fazer as melhores escolhas, tornar a tomada de decisão mais assertiva, o corretor é basear seus passos em dados.  

Ou seja, saber ler e interpretar dados vai orientar melhor as direções que o departamento de compras vai tomar e como isso vai impactar a empresa como um todo.  

3. Organização 

A organização para o gestor de compras, assim como para todas as outras profissões e cargos, é essencial. Porém, no caso de compras, as responsabilidades envolvem dinheiro, negociação, prazos, estoque e ainda a gestão de pessoas e a supervisão do trabalho.  

Por isso, a organização para o gestor de compras precisa ser uma das prioridades  

4. Bons relacionamentos 

Habilidade indispensável para qualquer cargo de liderança: manter bons relacionamentos. Como o gestor vai lidar diretamente com pessoas, é preciso saber se comunicar claramente, inspirar confiança, manter um relacionamento próximo e acessível aos seus liderados e isso tudo sem fazer o microgerenciamento. O bom gestor vai conseguir equilibrar essas demandas jogando junto com o time.  

5. Flexibilidade 

Lidando com o mercado, fornecedores, preços e decisões da própria empresa, o gestor de compras pode se deparar com cenários que mudam o tempo todo, possíveis conflitos, acontecimentos inesperados, que fogem do planejamento. Inclusive, mudanças externas, como questões geopolíticas também podem interferir no departamento de compras.  

Por isso, é importante ser flexível para conseguir se adaptar a diversas situações que podem acontecer, além disso, conseguir prever cenários e se preparar.  

6. Garantir o cumprimento das políticas da empresa 

O compliance e o departamento de compras devem andar de mãos dadas a fim de cuidar da integridade, inibir fraudes e garantir a transparência do processo de compras. É preciso trabalhar com ética e responsabilidade, principalmente no setor de compras, que se encarrega de custos e que precisa justificar as negociações feitas.  

O setor de compras também tem um papel importantíssimo na lucratividade da empresa, e é mais um ponto que precisa da atenção do gestor de compras. 

7. Saber usar a tecnologia como aliada 

Um gestor eficiente também precisa estar atento à inovação e às tendências, por isso, saber usar a tecnologia como aliada é um grande diferencial na rotina de trabalho. Entender quais ferramentas poderão otimizar o processo de compras, onde estão os gargalos, as dificuldades que o seu time enfrenta, levar mais agilidade e elevar tanto o departamento de compras como a empresa a um novo patamar.  

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