quais-os-principais-kpis-da-automacao-de-processos

Quais os principais KPIs da automação de processos?

Published On: 17 de novembro de 2025By Tags:

Para gerenciar melhor os processos de uma empresa, a inciativa mais apropriada é a implementação de um software BPM (Business Process Management). Esse tipo de sistema vai permitir um gerenciamento mais fácil, maior organização e mais produtividade, além de muitas outras mudanças positivas. Neste texto, vamos entender quais os principais KPIs da automação de processos. 

Qual a importância dos KPIs? 

Os KPIs, são os indicadores-chave de desempenho, ou seja, as métricas mais importantes para entender como o seu trabalho está performando. A definição desses indicadores depende muito do que a empresa está entendendo como importante, qual é o momento da empresa, quais são os objetivos e metas. Visto isso, fica mais fácil definir quais serão as métricas fundamentais para entender e poder traçar estratégias em prol de alcançar uma meta.  

Os indicadores-chave ajudam também a estabelecer novas estratégias, novas formas de trabalhar para o melhor aproveitamento da área, visualizar onde estão as falhas para corrigi-las. Por isso, é tão importante medir os KPIs, já que eles ajudam no progresso da empresa e guiam em prol da melhoria contínua.  

Na automação de processos com um software BPM, por exemplo, fica muito mais fácil extrair dados e fazer a análise. O sistema já entrega as informações automaticamente, já que tudo fica registrado. Dessa forma, a tecnologia implementada na gestão de processos traz ainda mais benefícios, além de aumentar a produtividade e agilizar o trabalho, mas também de permitir o acesso fácil aos indicadores.  

Mesmo que a definição dos KPIs tenha a ver com os objetivos da empresa em um momento específico, levando em consideração uma série de fatores internos e externos, existem alguns indicadores que você deve sempre manter a atenção. É isso que vamos ver a seguir.  

5 KPIs da automação de processos para ficar de olho  

Na automação de processos, em que o acesso aos dados de performance é facilitado, é importante destacar alguns KPIs que são imprescindíveis.  

1. Tempo médio de execução 

O tempo médio de execução de um processo é um indicativo importante para entender quanto tempo os profissionais estão gastando para girar com as demandas. Com esse dado em mãos, é mais fácil entender o quanto se pode reduzir para agilizar ainda mais mesmo com uma ferramenta de automação.  

O lead time também entra nessa avaliação, pois mede o tempo do início e do fim de uma tarefa dentro do processo, o que ajuda também a identificar gargalos.  

2. Custo por processo 

Calcular o custo do processo também entra como um dos KPIs mais importantes para entender como a sua área funciona. A partir desse resultado é possível entender o quanto é gasto por cada execução de processo e o quanto se deve reduzir, se for o caso. É um acompanhamento fundamental para a avaliação financeira.  

3. Taxa de erros 

A automação de processos reduz bastante as falhas do processo, porém, isso ainda pode acontecer. Para entender o quanto foi reduzido e o quanto de erros ainda acontecem, fique de olho nessa taxa para fazer um melhor controle.  

Fica mais fácil também entender se há alguma dificuldade por parte de algum profissional e avaliar a necessidade de treinamentos e capacitação.  

4. Tempo do colaborador 

Quantas horas de trabalho humano podemos economizar com a automação de processos? Esse é um KPI importante para medir sempre e entender o quanto a automação tem ajudado na produtividade da equipe.  

Meça o tempo em que o colaborador produziu com a otimização do sistema implementado e veja se o mesmo está sendo efetivo.  

5. Satisfação do usuário  

Por fim, avalie a percepção dos usuários, no caso, o seu time, em relação à automatização de processos. Isso traz clareza sobre a produção, insights para traçar estratégias de melhoria contínua e entender o comportamento da equipe.  

Esses são alguns indicadores importantes na automação de processos que devem ser sempre avaliados, independente das estratégias da empresa, são KPIs vitais.  

Para fazer tudo isso de um jeito fácil, intuitivo e eficiente, você e a sua equipe podem contar com o SOL BPM. Nossa ferramenta ajuda você e a sua equipe a transformar os processos com mais organização, produtividade e controle.  

Conheça o nosso software e agende uma demonstração exclusiva com a nossa equipe. 

Estamos prontos para te ajudar!