por-que-fazer-a-integracao-entre-o-erp-e-o-bpm

Por que fazer a integração entre o ERP e o BPM?

Published On: 30 de dezembro de 2025By Tags:

Os ERPs são sistemas que centralizam as operações de uma empresa, por isso, muitas delas têm investido e procurado ferramentas desse tipo no mercado. Um software geral ajuda uma organização a organizar informações importantes para a empresa, controlando melhor. Porém, um ERP não consegue fazer tudo, como por exemplo, automatizar fluxos e é aí que o BPM entra na história. Entenda por que fazer a integração entre o ERP e o BPM pode transformar a sua empresa.  

Motivos para fazer a integração dos dois sistemas  

Muitos departamentos têm as suas próprias ferramentas, seus próprios sistemas para fazer o seu trabalho. Quando isso acontece, podem ocorrer problemas de comunicação, falta de entendimento, desorganização, pessoas sobrecarregadas, ou seja, uma série de problemas. 

O ERP vai ser o sistema responsável por centralizar as informações, garantindo uma unidade, organização e alinhando a comunicação. Esse software é o que vai garantir conformidade e maior controle, porém, há necessidades que o ERP não cobre totalmente e por isso, muitas vezes precisa de um reforço, o BPM.  

O software BPM é um sistema que automatiza os fluxos, trabalhando para que garantir maior fluidez nos processos. Além disso, esse tipo de sistema consegue oferecer uma visão em tempo real, sendo mais uma camada de controle e segurança. Você pode entender mais sobre o BPM no texto ‘’O que é um software BPM e por que é necessário?’’.  

Quando um ERP é integrado a um BPM, o retrabalho é minimizado ao máximo, os fluxos ficam mais organizados, os processos se tornam mais seguros e é possível saber onde e com quem está cada demanda, e todas as áreas ficam automatizadas. A partir dessa união, não é mais necessário contar com planilhas, qualquer processo fora dos sistemas, com e-mails para aprovação, e outros processos manuais.  

Benefícios de integrar o ERP com o BPM 

A performance do ERP integrado ao BPM é potencializada e traz muitos benefícios para a empresa, vamos ver a seguir.  

Redução de custos  

Com a centralização dos processos e sua automatização, menos tempo os profissionais perdem entre as suas demandas e assim aumentam a produtividade. Tarefas manuais repetitivas ficam para trás e os processos se tornam mais ágeis. 

Mais controle  

Com a integração do ERP com o BPM, a sua empresa consegue ter uma visão em tempo real e a garantia de que as informações estão corretas, atualizadas e seguras. A visão mais clara dos processos, faz com que haja maior controle, além de facilitar a tomada de decisão.  

Melhora na comunicação e colaboração  

Com a integração dos dois sistemas, fica mais fácil visualizar e entender o que está acontecendo, em que etapa está a demanda, quem está fazendo o quê. Tudo isso ajuda na melhoria da comunicação, pois permite que os profissionais entendam melhor o processo e quais os seus papéis.  

Mais eficiência  

Com a automatização dos fluxos, todo o trabalho fica muito mais fácil e ágil. Além disso, os gargalos são identificados mais rapidamente já que é possível ter uma visão completa do processo. Sendo assim, a empresa já consegue resolver os furos no barco, fazendo com que as tarefas tenham muito mais eficiência.  

Para organizar tudo na sua empresa e ter todos esses benefícios, conheça o nosso software BPM, o SOL 

Agende uma demonstração exclusiva com a nossa equipe! 

Estamos aguardando você.