Como reduzir o lead time de compras?
O lead time é um indicador muito importante no processo de compras, é o que vai indicar onde é possível melhorar. Na cadeia de compras, o tempo é o maior aliado já que o cliente final sente o impacto se alguma etapa atrasar no meio do processo. Neste texto, você vai entender formas de como reduzir o lead time de compras.
O que é o lead time?
Antes de saber como reduzi-lo, vamos primeiro entender o que é o lead time de compras.
O lead time é o tempo total que leva da solicitação de compra até o recebimento do pedido. Esse ciclo envolve muitas partes do processo, por exemplo, a pesquisa de fornecedores, a negociação, as autorizações necessárias e o processo de recebimento em si. Todas as etapas do processo de compras entram na conta do lead time, por isso que essa métrica é tão importante para ver qual parte pode ter alguma dificuldade.
Um atraso no meio do caminho pode impactar o cliente final, e isso também gera impacto na lucratividade da empresa. É por isso que ficar de olho no lead time é tão importante.
Não confunda lead time com SLA, são duas medidas diferentes. Enquanto o lead time é o tempo do processo todo, o SLA é uma meta de tempo acordada, ou seja, o prazo máximo para uma solicitação ser atendida.
Para calcular o seu lead time e estabelecer metas, analise a diferença entre a data de entrega e a data do pedido. Em quantos dias todo o processo foi feito? Em quanto podemos reduzir? Quais são as etapas e os responsáveis?
Olhando por essas perguntas, você vai conseguir estabelecer um plano.
Como podemos otimizar o lead time de compras?
Agora vamos entender táticas para reduzir o lead time, otimizando o processo de compras corporativas, o que vai fazer o seu departamento ser muito mais estratégico e vital para a organização como um todo.
Analisar o fluxo de compras
O primeiro passo para diminuir o lead time é analisar todo o seu processo de compras, de ponta a ponta. Olhar para o tempo que normalmente leva o ciclo da requisição até o recebimento vai ajudar a entender quanto tempo leva entre uma etapa e outra, em que ponto existem gargalos, qual fase poderia ser mais rápida.
Para saber os pontos que precisam de mais atenção, monitore o seu processo.
Avalie quem são os seus fornecedores
Pesquise e entenda o histórico dos fornecedores em relação às entregas, veja se a empresa tem uma reputação de quem atrasa, se falta qualidade, se o pedido vem faltando ou qualquer transtorno que possa prejudicar e aumentar o tempo.
Além disso, também é importante analisar a distância do fornecedor até o endereço em que o seu pedido chegará. Se a distância for muito longa, mais riscos de acontecerem atrasos ou problemas no meio do caminho. Ainda que não seja um ponto que define tudo, a distância deve ser avaliada.
Invista em tecnologia
Reduzir o lead time é uma missão que pode ser muito mais simples se você tiver as ferramentas necessárias para isso. Padronizando o processo dentro de um sistema de gestão de compras, por exemplo, fica muito mais fácil reduzir o lead time, além de conseguir monitorar melhor. As informações e as etapas ficam concentradas em um só lugar, de fácil acesso, e é possível ver os responsáveis envolvidos e tudo o que foi feito.
Com um sistema de compras, reduzir o lead time e otimizar o trabalho fica muito mais fácil.
Para facilitar ainda mais a sua rotina em compras, conheça o nosso e-procurement, Saphira. Já transformamos os processos de compras de empresas dos mais variados segmentos.
Agende uma demonstração exclusiva!
Estamos prontos para te ajudar.


