Dicas para desenhar um fluxo de RH
Os processos de RH, com toda a certeza, fazem parte dos mais complexos que uma empresa pode ter. Isso porque, o departamento de recursos humanos lida com informações sensíveis, burocracias e a imagem da empresa para os funcionários. Com todo esse conjunto, é importante ter dicas para desenhar um fluxo de RH e nós vamos te mostrar a melhor forma de fazer isso.
Por lidar com um trabalho burocrático é de extrema importância que o RH não seja um departamento lento, desorganizado, mas sim uma área bem estruturada, controlada e organizada. Afinal, o RH lida com admissões, demissões, e tudo o que envolve os funcionários, e se a rotina não for otimizada, prejuízos podem acontecer. Por exemplo, perder bons funcionários para a concorrência porque tem um processo de admissão caótico.
Para resolver isso tudo, a medida principal a ser tomada é entender que o RH deve ser um departamento estratégico, e não meramente burocrático.
Quando o RH deixa de ser apenas burocrático e se torna estratégico
As burocracias, documentações, informações e dados sensíveis que o RH se responsabiliza todos os dias não podem ser motivo de estagnação. Exatamente por esses fatores é que se deve transformar o departamento, que para atender todas as demandas precisa principalmente de agilidade e um bom fluxo.
Um RH estratégico é aquele que tem seus processos mapeados. Fazer isso é entender o que acontece na rotina do departamento, como o trabalho é feito, quem está envolvido, além é claro de encontrar os gargalos e criar melhorias. Um departamento que tem os seus processos mapeados tem mais informações para gerar insights valiosos. Portanto, mapear o processo, desenhando esse fluxo é o primeiro passo para transformar o RH em uma área estratégica.
Benefícios de um RH estruturado
Um RH bem estruturado, ou seja, um departamento que conta com os seus processos mapeados e organizados garante muitos benefícios que se refletem em toda a organização.
Maior transparência
O workflow do departamento claro e acessível para os colaboradores responsáveis garante muito mais transparência. Todos podem ver e entender o que está acontecendo, para onde vai cada demanda e os prazos, portanto, tendo essa visão toda, o processo fica muito transparente.
Maior controle
Além da transparência, uma vez que o seu processo de RH é mapeado e estruturado em um fluxo, você consegue ter muito mais controle. Sabendo exatamente os status de cada tarefa, fica muito mais fácil fazer uma gestão eficiente.
Mais agilidade e produtividade
Um RH mais organizado consegue responder rápido aos desafios que possam surgir, como demissão em massa, contratação em massa, necessidade de trabalho remoto, e vários outros cenários.
Colaboradores mais satisfeitos
O fluxo de trabalho quando bem-feito facilita muito a organização dos profissionais de RH, que conseguem trabalhar com mais facilidade e agilidade. A organização gera colaboradores mais satisfeitos, que entendem o processo e se sentem mais confiantes.
Além disso, como o trabalho do RH se volta principalmente a todos os colaboradores da empresa, de todos os departamentos, a experiência de todos fica muito melhor. É possível solicitar férias, reembolsos ou quaisquer outras mudanças para o RH mais rapidamente.
Para ter tudo isso, é preciso começar a desenhar o fluxo dos processo do RH, e vamos te mostrar as melhores formas de fazer isso.
Como desenhar um bom fluxo de RH?
Defina o processo, faça um mapeamento
Como já falamos até aqui, mapear o processo é um início de tudo. Para desenhar um bom fluxo de RH, primeiro é preciso entender como tudo acontece no momento. Defina todo o processo, analise bem como o trabalho começa e como termina, quem participa de cada etapa e onde estão os pontos fracos e fortes.
Identifique qual é a entrada de demandas, as tarefas que fazem parte, o tempo em que tudo é feito, as ferramentas utilizadas e a entrega. Com tudo isso em mãos, você consegue construir um fluxo mais completo.
Defina os responsáveis
Quem estará envolvido no processo? Escolha os profissionais e encaixe-os nas tarefas pertinentes. Esse passo envolve dos profissionais mais capacitados para cada tarefa dentro do processo do RH. Verifique a presença dos gestores, supervisores, por exemplo.
Escolha uma boa ferramenta para ajudar em tudo isso
Desenhar um fluxo é uma tarefa que pode ser muito mais fácil, rápida e segura se você contar com a ferramenta certa para te ajudar. Se a sua intenção é fazer o workflow, modelando o sistema para atender às suas necessidades, ter todo o controle e ainda ter relatório para análise, um sistema que com toda a certeza será muito útil é o sistema BPM.
Se você precisa de uma ajudinha nisso, conte com a gente! Conheça o nosso BPM, o SOL.
Agende uma demonstração exclusiva do nosso software de gestão de processos.
Estamos te esperando!


