Como equilibrar produtividade e saúde mental?
Saúde mental no trabalho e seu impacto na produtividade é um assunto em alta desde antes da pandemia, porém, após esse evento, a percepção das pessoas em relação a isso mudou. Agora, a sociedade tem levado muito mais a sério esse tema, além de buscar saídas para equilibrar a vida. Neste texto, entenda como equilibrar produtividade e saúde mental?
Para se ter uma ideia da dimensão do assunto, no ano passado, o Brasil registrou cerca de 472 mil pedidos de afastamento nas empresas por conta de transtornos mentais. Ocupamos o 2º lugar no ranking mundial de casos de síndrome de burnout, ou seja, os números são alarmantes e por isso a necessidade de equilibrar a produtividade no ambiente de trabalho e a saúde mental virou prioridade.
Quais são os motivos para o desgaste?
O desgaste mental e o cansaço extremo que levam à síndrome de burnout pode afetar a todos, embora o perfil mais afetado seja o de mulheres, que em geral acumulam dupla ou tripla jornada.
Dentre as principais razões para o adoecimento mental estão jornada longas de trabalho, cobranças excessivas, pressão e metas abusivas. Um ambiente que exige muito dos funcionários e não retorna, seja em apoio ou valorização, vai ter como resultado uma alta taxa de turnover e, possivelmente, uma crise de imagem no mercado.
De acordo com uma pesquisa feita pela revista Occupational and Environmental Medicine os profissionais que trabalham por mais de 50 horas semanais podem apresentar alterações cerebrais que afetam áreas como memória, atenção e regulação emocional. Em outras palavras, o excesso de trabalho tem o efeito contrário ao de incentivar a produtividade. Na verdade, adoece os profissionais e afeta a saúde mental.
Medidas para equilibrar a produtividade e a saúde mental na rotina de trabalho
Nesse cenário em que tem se colocado cada vez mais a importância do equilíbrio na rotina de trabalho, é fundamental estabelecer estratégias para encontrar esse caminho mais saudável internamente também.
Não tente ser o equilibrista
Tentar equilibrar todos os pratinhos, assim como o equilibrista, não é saudável na vida prática, portanto, será preciso entender o que é prioridade e o que pode ficar para depois. A partir desse entendimento, o peso pode aliviar bem mais do que tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
Alinhe o que é prioridade e o que não é, para otimizar o seu tempo e conseguir manter a qualidade das entregas.
Crie uma agenda
Estruture o seu dia, defina horários para cada tarefa, crie uma agenda e tente seguir o que combinou consigo mesmo. A organização deve ser visível para você conseguir seu planejamento.
Caso apareça alguma demanda de última hora, avalie se a mesma é urgente e se não for, adie e siga a sua agenda. Planeje e encaixe a outra demanda no melhor momento, respeitando os seus prazos.
Mantenha o foco
Quando estiver no seu momento de trabalho, esteja inteiramente concentrado naquela tarefa. Mesmo com tantos estímulos, é importante manter-se no momento presente e quando você perceber, já terá terminado a sua demanda.
Para isso, você pode tentar estratégias como o método Pomodoro, que vai te ajudar com a otimização do tempo.
Faça pausas
As pausas não só são importantes para o relaxamento, mas também para a criação. O nosso cérebro trabalha enquanto estamos mais relaxados, a criatividade apura e ao voltar, estamos mais dispostos. Pequenas pausas quebram a rigidez e permitem um pequeno relaxamento.
Essas são algumas dicas para equilibrar o seu dia a dia a nível individual, porém, a empresa também deve trabalhar para oferecer melhores condições. Por exemplo, mantendo uma dinâmica mais flexível em relação a carga horária, com lideranças mais próximas, comunicação mais clara e aberta, suporte psicológico e incentivo a hábitos mais saudáveis.
Em meio a isso tudo, um dos motivos que também levam a exaustão, sobrecarga e desinteresse é a falta de organização. Com processos desorganizados, os profissionais ficam perdidos, cometem mais erros e não entendem os objetivos daquilo, isso gera um ambiente difícil.
Uma das formas práticas de resolver uma situação como essa é contando com a tecnologia como aliada. Um sistema que organize os fluxos de trabalho será um bom amigo para a sua equipe, como o SOL BPM. O nosso sistema de workflow pode ajudar você e a sua equipe a terem uma rotina muito melhor.
Conheça o nosso software BPM! E para saber mais, agende uma demonstração exclusiva com a nossa equipe.