Divagações sobre a equipe técnica de TI
Dizem que o pessoal de TI é tão diferente dos demais profissionais que deveria existir uma forma específica para gerenciá-los.
Tendo a concordar.
São pessoas que gostam de desafios e de mudanças, e não são muito afeitos a mais do mesmo.
Podem discutir horas a fio sobre alternativas de solução para questões pontuais, independente do impacto ou benefício para o negócio.
O difícil neste relacionamento é o desconhecimento pelos gestores dos aspectos técnicos envolvidos e a comunicação clara dos objetivos a alcançar.
Quando o técnico apresenta sua estimativa de esforço para realizar uma mudança, não mensura o benefício que pode advir.
Por vezes, a mudança é mínima e o ganho é enorme, e todos ficam felizes.
O problema é quando ocorre o inverso, e o gestor fica aborrecido porque não consegue convencer a TI para reduzir o tempo sem, é claro, modificar o escopo.
Para uma boa convivência as partes precisam ceder: a TI deve explicar em bom português o que precisa ser feito e o gestor precisa confiar no seu time.
Chamamos isto de governança.
Quer ofender um especialista de TI? Chame o seu trabalho de sisteminha…
Ilan Goldman
Confira também o texto sobre as skills mais valorizadas na TI em nosso blog.


