Quais são as soft skills mais valorizadas na área de TI?

Published On: 24 de julho de 2024By Tags:

Você já deve ter ouvido falar em soft skills e a importância de desenvolvê-las, mas quais são as soft skills mais valorizadas na área de TI? Descubra em nosso artigo!

Cada vez mais o setor de TI é valorizado no mercado, e com a chegada das IAs, os profissionais da área de tecnologia estão mais visados pelas empresas que desejam inovação.

Nesse cenário, existem skills importantes que os profissionais da área de TI devem investir tempo em desenvolvê-las, já que não é somente as hard skills que determinam se um profissional fica ou não em uma empresa.

Por isso, é preciso prestar atenção ao seu comportamento e às relações interpessoais estabelecidas no ambiente de trabalho. Muitas vezes, um profissional que não tem alguma habilidade técnica tão bem desenvolvida, mas é uma pessoa esforçada, organizada e que sabe ouvir tem mais chances de ser retido na empresa.

O que são as soft skills?

Muito faladas no ambiente corporativo, as soft skills, são conhecidas também como habilidades interpessoais, se tornaram essenciais para o sucesso profissional.

As hard skills são habilidades técnicas específicas da área, como conhecimento em linguagens de programação, desenvolvimento de software e redes de computadores. Essas habilidades podem ser desenvolvidas com treinamentos e são mais fáceis de definir e mensurar.

Por bastante tempo, as hard skills tiveram mais valor no mercado de trabalho, mas hoje, o cenário mudou e as soft skills têm um grande peso para o dia a dia profissional.

Os profissionais de TI que desejam se destacar no mercado precisam desenvolver habilidades comportamentais, ou seja, as soft skills.

Hoje o entendimento é de que um bom profissional precisa unir as hard com as soft skills.

Quais são as soft skills mais valorizadas na TI?

De acordo com a nossa experiência de mais de 30 anos no mercado de TI, separamos as 3 soft skills principais para a área.

 1. Comunicação

A comunicação é um dos pontos principais a ser desenvolvido, não só para quem é de TI, mas para todos como um todo. Conseguir se comunicar de forma clara e fluida garante um ambiente de trabalho harmônico.

Além disso, a escuta também faz parte da comunicação, portanto, saber ouvir e entender quando é o melhor momento de falar fazem parte dessa skill.

2. Resolução de problemas

Ter o comportamento e mente voltados para a solução é uma atitude muito valorizada no mercado de trabalho. Ao invés do funcionário ficar preso ao problema tentando achar culpados, focar direto na solução é o passo para não perder tempo.

Mas não é só isso que determina essa skill, a capacidade analítica, a proatividade e o pensamento rápido para tomar a melhor decisão também são fatores que mostram a visão do profissional.

E quando falamos em resolução de problemas, não é somente no âmbito do trabalho em si, mas também em relação aos eventuais conflitos que podem acontecer no time, entre os colaboradores.

Como disse o CEO da Pix, Ilan Goldman em seu texto: ”Conflitos devem ser mantidos no seu devido “tamanho”, nem maior nem menor, de forma que no final todos se sintam vencedores. O conflito deve gerar riqueza de conhecimento e neste quesito reside o sucesso da liderança. São os conflitos que fazem o grupo se fortalecer dando o devido respeito a opiniões contraditórias. Há valor em cada posicionamento por mais antagônico que seja e é preciso destacar o que é virtuoso, para que no passo seguinte não se percam colaborações preciosas.”

3. Adaptabilidade

Quem trabalha com desenvolvimento ou qualquer outra função dentro da TI, sabe que podem acontecer imprevistos ou mudanças no meio do trabalho. Lidar bem com isso vai definir o tempo e a qualidade da entrega. Essa skill também, se liga muito à capacidade de resolver problemas.

A adaptabilidade engloba inclusive a aprendizagem contínua, ou seja, a disposição para aprender novas tecnologias, ferramentas e metodologias, mantendo-se atualizado com as últimas tendências do mercado.

Por isso, conseguir se adaptar aos diversos cenários que podem acontecer em uma área de TI é tão importante, o dinamismo é uma habilidade bastante procurada.

Como desenvolver essas skills?

Essas 3 skills são muito valorizadas e procuradas nos profissionais de TI especificamente. Mas como desenvolver essas habilidades caso você não as tenha tão bem trabalhadas?

  • Treinamentos
  • Cursos
  • Mentorias
  • Leitura
  • Conversa com seus colegas e troca de experiências
  • Prática

Esses são os passos para começar a desenvolver não só essas, mas várias soft skills que as empresas têm valorizado continuamente.

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