Sobre Inteligência Artificial
Tenho percebido várias empresas em busca de um problema para aplicar inteligência artificial.
Há uma inundação de matérias sobre o tema envolvendo diferentes usos de IA e as pessoas estão ansiosas para navegar o momento.
Um tópico clássico onde a IA pode contribuir positivamente é na previsão de vendas.
Empresas que realizam planejamento de vendas costumam basear a modelagem da previsão a partir de informações de resultados passados. Dos modelos que conheci, a maioria utiliza soluções empíricas ou algoritmos determinísticos baseados em variáveis que, quando combinadas, sugerem a previsão.
O difícil nas soluções determinísticas é encontrar o algoritmo adequado para o modelo.
Para modelar utilizando algoritmos de IA é necessário selecionar as variáveis que impactam no comportamento das vendas e estabelecer as devidas correlações.
O modelo precisa ser testado e ajustado com resultados conhecidos para identificar se as correlações entre as variáveis escolhidas estão funcionando como planejado.
Às vezes uma variável precisa ceder lugar a outra que tenha maior relevância no resultado final, até que a taxa de erro atinja a tolerância aceita.
Quanto mais dados do passado disponíveis com as variáveis selecionadas e o resultado alcançado, mais o algoritmo se aproxima de uma assertiva e menor acaba sendo o erro na estimativa.
Ilan Goldman
Confira o texto sobre IA Generativa em nosso blog


