O que é a IA Generativa e como funciona?
Entenda o que é a IA Generativa, como funciona e exemplos de ferramentas para o dia-a-dia.
Um dos temas mais falados nos últimos anos, a IA Generativa, vem tomando espaço no dia-a-dia das pessoas por meio de ferramentas úteis como o ChatGPT – um dos mais conhecidos.
Sem dúvida, a Inteligência Artificial será cada vez mais aprimorada e hoje já se pode dizer que essa inovação transforma profundamente a sociedade cada dia mais, contudo, as IAs generativas vêm causando mais entusiasmo porque apresentam uma capacidade de evolução muito rápida.
Saiba como funciona a IA Generativa a seguir.
O que é a IA Generativa?
A IA Generativa é uma tecnologia capaz de produzir conteúdos como imagens, vídeos, músicas, e uma série de criações a partir de uma base de dados complexa, usando como técnica o machine learning (aprendizado de máquina).
A partir desse treinamento, a IA Generativa obedece a um comando e cria o que foi solicitado.
Como funciona essa tecnologia?
As IAs Generativas funcionam imitando a inteligência humana em relação a reconhecimento de imagens, tradução e linguagem natural (PLN). É possível treinar essas IAs para aprender o que for necessário – linguagens de programação, linguagem humana, ou qualquer assunto do mais simples ao mais complexo.
As Inteligências Artificiais Generativas podem aprender por conta própria e isso acontece porque existem, basicamente, duas redes neurais, ambas chamadas de GANs (Generative Adversarial Networks), que são o caminho por onde a tecnologia consegue aprender e reproduzir com tanta rapidez.
- A primeira é a rede geradora, que gera os dados
- A segunda é a rede discriminadora, que analisa os dados gerados na primeira.
Essas duas em conjunto fazem com que a IA generativa tenha uma capacidade maior de aprendizagem do que o aprendizado de máquina convencional.
Quais exemplos de IA Generativa?
Você com certeza já ouviu falar em ChatGPT, certo? Essa ferramenta é um exemplo de IA Generativa. Ao receber um comando, o chat responde com o que o usuário solicitou.
Veja alguns exemplos de IA e para que servem:
- ChatGPT: desenvolvido pela OpenAI, funciona como um chat que, ao receber um comando de texto, uma descrição, transforma também em texto aquilo que é pedido. Por exemplo, uma receita de bolo, um texto sobre qualquer assunto, tradução de algum documento, entre muitas outras possibilidades são .
- DALL-E: também criado pela OpenAI, a ferramenta consegue criar imagens a partir de descrições textuais. O nome escolhido homenageia o pintor surrealista Salvador Dalí e o robô da Disney Pixar, WALL-E.
- Midjourney: criado pelo Midjourney Inc, um laboratório de pesquisa independente de São Francisco, funciona como o DALL-E, cria imagens a partir de descrições.
- Jasper: o Jasper produz, principalmente, conteúdos relacionados ao marketing, como textos de mídia social e de vendas. Assim como o ChatGPT, também funciona a partir de um comando de texto ou uma descrição.
A partir dessas inovações, iremos acompanhar uma transformação em diversas áreas de trabalho. As IAs Generativas serão cada vez mais incorporadas na rotina de trabalho, e podem até mesmo substituir algumas forças de trabalho humanas ao longo do tempo.
Segundo nosso CEO, Ilan Goldman, ‘’[…] existem questões de toda natureza inclusive éticas em aberto sobre a quebra desse paradigma. Quem poderá julgar se o conteúdo produzido é verdadeiro, é o melhor, é o adequado?’’, de acordo com seu post.
Quer saber mais sobre a visão do CEO, Ilan Goldman, sobre IA Generativa? Confira o post completo sobre o assunto aqui.