Como tornar o processo de compras B2B mais lucrativo?
Descubra 5 passos para melhorar o processo de compras B2B.
Empresas ou indústrias precisam de uma área de compras para repor materiais ou desempenhar serviços necessários. Mas como tornar o processo de compras B2B mais lucrativo? Primeiro, é importante entender a importância desse setor e como torná-lo mais vantajoso e estratégico, já que é vital.
Em seguida, a gente te mostra 5 passos para tornar o processo de compras B2B estratégico e lucrativo!
Primeiramente, é importante entender que o setor de compras é a área responsável, dentro de quaisquer tipo de empresa e/ou indústria, por fazer as compras seja de materiais internos para o seu funcionamento ou matérias-primas para fabricação de seus produtos.
Os compradores precisam fazer negociações com fornecedores para que essa máquina, a empresa, gire e continue funcionando. Já imaginou uma indústria que produz chocolates sem leite, cacau, embalagens e vários outros produtos? É por aí que começamos a entender a importância estratégica do departamento de compras. Esse tipo de compra, para a fabricação do produto vendido tem a definição de ‘’compra direta’’.
Além disso, materiais como resmas de papel, caneta, material de limpeza e de escritório, são necessários para o funcionamento interno da empresa e tem o nome de ‘’compras indiretas’’.
Os serviços como manutenção predial, limpeza, entre outros também podem ficar a cargo do departamento de compras.
Como é a jornada de compras B2B?
Tempos atrás, a jornada de compras era toda feita manualmente pelos responsáveis do setor, o que demandava muito esforço, tempo e, muitas vezes, gerava erros.
Com a transformação digital, passar esse processo de manual para tecnológico garante mais praticidade, produtividade e negócios estratégicos, que trazem mais lucro e vantagens competitivas.
Em, resumo, a jornada de compras acontece em 3 partes:
- Requisição:
O primeiro passo é o pedido de compras. É preciso saber o quê e o quanto de itens são necessários para fazer a compra.
A requisição pode vir de outra área como uma solicitação ou o próprio setor de compras, ou suprimentos, pode controlar o que será preciso por meio de um estoque, por exemplo.
- Negociação:
Em seguida, os compradores entram em contato com os fornecedores logo após o recebimento da requisição, e então, o processo de negociação começa.
Escolher o melhor fornecedor, o melhor preço, a data para a entrega do pedido e várias etapas desses trâmites devem ser bem estruturadas.
- Aprovação:
Feita a negociação, os superiores devem aprovar o pedido de compras caso tudo esteja certo. A partir desse passo começa o processo de recebimento do pedido.
Nesse ínterim, algumas estratégias devem ser adotadas para que a área de compras preze pela lucratividade. Isso torna a empresa mais competitiva, fechando os melhores negócios no mercado.
A gente te conta quais são essas estratégias. Confira 5 passos para tornar o processo de compras B2B estratégico e lucrativo.
Como tornar o processo de compras B2B mais lucrativo? Confira 5 passos!
1. Tenha fornecedores de confiança
Bons fornecedores são extremamente importantes para um processo de compras estratégico. Saber escolher os melhores negócios e parceiros traz vantagens competitivas à companhia.
Um bom fornecedor nem sempre é o que oferece menor preço, outros aspectos devem ser analisados, como a qualidade, respeito aos prazos, entrega bem feita, bom atendimento. Um item com menor preço, mas qualidade baixa pode comprometer a empresa no final da cadeia, ou seja, quando chega ao consumidor final.
Para escolher bem, pesquise sobre as referências desse fornecedor, quanto mais informações você tiver, mais acertada será a sua escolha.
2. Atente-se ao valor de saving
Saving é o valor que o comprador conseguiu economizar com aquela negociação. Por exemplo, se o valor base de algum item custa X e o comprador conseguiu um valor abaixo, ele economizou Y e essa porcentagem é vital para entender o quanto o setor de compras está sendo lucrativo.
Para as empresas, quanto mais economia, mais lucro. O saving é um dos KPIs mais importantes do processo de compras, é possível visualizar as vantagens e aumentar a lucratividade da empresa como um todo a partir desses dados.
O saving ajuda os profissionais a escolherem o melhor negócio, considerando o ROI – retorno sobre o investimento. Isso significa também que não é só o valor por si só a ser considerado, como dito no item anterior.
Esse dado deve ser de fácil acesso para os compradores, agilizando o processo.
3. Mantenha o controle com relatórios
Um dos passos mais cruciais para impulsionar tudo o que for relacionado à área de compras, suprimentos, é ter em mãos os relatórios de desempenho.
É com essas informações que os gestores conseguem tomar decisões, avaliar o desempenho, traçar novas estratégias. Portanto, na área de compras, o registro das informações é fator fundamental inclusive para auditorias, já que é uma área que mexe essencialmente com dinheiro, e todo o cuidado deve ser tomado.
4. Dê atenção aos compradores – capacitação treinamento
Mais um passo importante é a capacitação dos compradores. É necessário avaliar o que a equipe tem de melhor ou em que pode se desenvolver, até mesmo para o caso da implementação de novas tecnologias, otimização do processo e inovação.
Os compradores são profissionais que precisam ter a expertise necessária para fechar negócios vantajosos para a empresa, considerar o cenário no mercado, conhecer novos fornecedores, e também ficar de olho nos concorrentes. São funções vitais que precisam de treinamento e capacitação.
5. Invista em uma ferramenta para cotação
Por último, a iniciativa que vai facilitar todos os outros passos anteriores: a implementação de um software de compras.
O setor de compras está em risco quando a equipe faz os processos via planilhas ou em papel, já que são meios pouco auditáveis.
Considerando que o processo de compras deve ser o mais organizado e auditável possível, um sistema e-procurement é o instrumento necessário para isso.
De acordo com o CEO da Pix, Ilan Goldman no post intitulado ”Diferente é bom ou ruim?” , o processo de compras é único em cada empresa e o e-procurement Saphira toma diversos usos a partir disso.

O Saphira proporciona múltiplos benefícios, além de ser modelável de acordo com as especificidades do cliente, já que é 100% desenvolvido pela Pix
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