Qual a diferença entre e-Procurement e ERP?
Muitas vezes, as empresas confundem as funcionalidades e objetivos de um ERP e de um e-Procurement. Ao procurar no mercado de tecnologia uma solução que atenda as suas necessidades, os conceitos desses dois tipos de sistemas acabam se misturando. Essa confusão causa uma falta de clareza e até uma aquisição equivocada de um sistema ou outro.
Você sabe qual é a diferença entre o e-Procurement e o ERP? A gente te explica nesse artigo!
e-Procurement X ERP
O e-Procurement é um software especialmente desenvolvido para atender às demandas de compras feitas pela empresa. Todas as requisições de compras como cotações com fornecedores, escolha do melhor negócio, controle de estoque e outras são tramitadas pelo sistema de compras B2B.
Já o ERP, Enterprise Resource Planning, o sistema geral da empresa, cuida de vários setores ao mesmo tempo com o objetivo de automatizar processos manuais, unificar os fluxos de trabalho, conectar a comunicação, armazenar dados e elaborar relatórios. A sigla, em português, quer dizer Planejamento dos Recursos da Empresa.
Ou seja, basicamente, a diferença entre as duas ferramentas é que uma é específica para a área de compras e a outra abrange a empresa como um todo.
Qual das ferramentas usar para a área de compras?
Se você quer uma ferramenta que resolva as demandas específicas da área de compras, muito além de somente abrir uma requisição, então a melhor solução é o software e-Procurement.
O fluxo de compras B2B começa na abertura de requisição. A partir daí é preciso que o sistema permita a cotação com os fornecedores, a centralização das informações de preço para a avaliação do melhor custo benefício, o valor de saving e relatórios de desempenho. Todas essas funcionalidades são imprescindíveis quando se quer tornar a área de compras estratégica.
Logo, um ERP não substitui um e-Procurement, pois não tem todas as funcionalidades e especificidades que um software de compras tem. Sendo assim, o ERP não consegue atender plenamente às estratégias que um departamento de compras precisa para aumentar a lucratividade da empresa.
O que o ERP faz na prática?
O ERP é um sistema abrangente que oferece uma visão holística das operações da empresa. Funciona como um hub central, integrando dados de diferentes departamentos e sistemas da empresa.
Algumas das demandas que o ERP supre estão o controle do fluxo de caixa, gestão de contas a pagar e receber, escrituração fiscal, folha de pagamento, entre outras funções vitais da empresa.
É possível integrar o ERP ao e-Procurement?
Uma das preocupações de quem precisa de um software de compras é a questão da integração com o ERP da empresa. Mas não precisa se preocupar com isso! O e-Procurement pode sim ser integrado ao sistema ERP, permitindo um fluxo de informações mais eficiente entre os departamentos de compras e outros setores da empresa.
Com a integração, os dados de compras ficam disponíveis no ERP, permitindo uma visão completa do processo, desde a requisição até o pagamento. Isso facilita a análise de dados, a identificação de oportunidades de melhorias e a tomada de decisões mais estratégicas.
Enfim, não há uma escolha certa ou errada e sim o que é a necessidade principal da empresa no momento. As duas ferramentas podem coexistir e se integrar.
É preciso automatizar o setor de compras para torná-lo estratégico
O software de compras é uma ferramenta indispensável quando se fala em estratégia de compras B2B. Se o objetivo é aumentar a produtividade, suprir especificidades da área e aumentar a lucratividade, o e-Procurement é o que faz sentido.
Cuidar dos processos de compra B2B de forma manual, em planilhas extensas que travam ou em um sistema que não contempla todas as necessidades não são as melhores escolhas quando o assunto é lucratividade. Que tal contar com um bom software para a gestão dos processos de compra? O Saphira é o e-Procurement da Pix e pode te ajudar! Conheça o nosso software ou agende uma apresentação da ferramenta com o nosso time.


