Descubra como diminuir os custos nas compras B2B

Published On: 5 de agosto de 2024By Tags:

O setor de compras dentro de uma empresa pode ter um papel fundamental quando falamos de estratégia e lucratividade. Muitos gestores ainda não entenderam o quanto isso pode impactar na rentabilidade e saúde da organização. A partir do nosso texto, descubra como diminuir os custos nas compras B2B.

Como as compras corporativas, diretas ou indiretas, são responsáveis por grande parte dos custos de um negócio, é importante traçar medidas para diminuir as despesas sem colocar em risco a qualidade da operação.

Uma vez que os custos no setor de compras B2B são repensados, a empresa também se torna mais competitiva já que os preços ficam mais atrativos no mercado.

Como comprador, é preciso encontrar estratégias que visam o lucro. Você já viu aqui no blog, como você pode tornar o processo de compras B2B mais lucrativo.

Porém, é preciso também entender quais são as medidas necessárias para diminuir os custos do processo de compras.

Quais medidas tomar para diminuir os custos nas compras B2B?

Planejamento

Já tentou ir ao supermercado sem uma lista de compras? Você pode esquecer o que realmente precisa, comprar itens repetidos que já têm em casa, comprar o que é desnecessário e acabar deixando o essencial de lado. Fazendo um paralelo com as compras B2B, a falta de planejamento pode atrapalhar totalmente o processo.

O primeiro passo, então, é fazer um bom planejamento de compras. Isso vai evitar que você tenha gastos de última hora e acabe pagando mais caro por uma aquisição urgente.

Além disso, crie um processo de compras bem definido, com etapas claras e responsabilidades delineadas. Isso garante padronização, eficiência e controle sobre as aquisições, evitando gastos desnecessários e otimizando o tempo da equipe.

Atualizar o estoque

A atualização do estoque está ligada ao planejamento, já que é necessário olhá-lo para saber quais compras fazer.

A fim de evitar compras desnecessárias ou urgentes, manter o estoque atualizado não é uma tarefa fácil. É preciso de ferramentas para isso, como sistemas e-Procurement, por exemplo.

Contar com um software que cuida da gestão de estoque, garante que o processo de compras seja mais preciso e estratégico.

Relação com fornecedores

Uma medida muito importante para reduzir os custos no setor de compras da empresa é cuidar da relação com os fornecedores.

Começando por uma seleção criteriosa, escolhendo parceiros confiáveis ​​e que ofereçam produtos ou serviços de alta qualidade a preços competitivos. Avalie critérios como qualidade, preço, prazo de entrega, atendimento ao cliente e sustentabilidade.

Afinal, não é somente o preço o fator mais importante ao realizar o fechamento de um negócio, o custo-benefício também deve ser levado em consideração para uma boa compra.

Além disso, aposte em uma comunicação transparente e objetiva com os fornecedores, até mesmo para alinhar expectativas e envolver feedbacks para aprimorar ainda mais essa relação. Uma relação boa com os fornecedores também ajuda a conseguir descontos nos itens ou serviços e na taxa de entrega.

Melhorias contínuas

O gestor de compras também deve se preocupar em melhorias contínuas para a área. Avaliar os resultados das suas iniciativas de redução de custos e a eficiência da área de compras são ações com o intuito de melhorar cada vez mais o processo de compras B2B.

Além disso, fazer um benchmarking de tempos em tempos é preciso para expandir a visão do negócio comparando o desempenho da sua área de compras com outras empresas do mesmo setor para identificar pontos de melhoria.

Software de compras

O software de compras serve para automatizar tarefas repetitivas, centralizar dados, otimizar processos e aumentar a eficiência da área de compras.

É possível fazer todas as medidas listadas acima com um sistema de compras. Centralizar todos esses processos que envolvem o processo de compras B2B é importante para o objetivo maior: tornar o setor de compras estratégico e lucrativo para a empresa.

É por isso que um sistema de compras, ou e-Procurement, é uma das ferramentas mais procuradas por grandes empresas e indústrias.

Se você ainda não conhece um bom software e-Procurement, nós te apresentamos o Saphira. O nosso sistema de compras já transformou a realidade de várias empresas. Conheça aqui!

Por fim, tenha em mente que a otimização do setor de compras é um processo contínuo que exige planejamento estratégico, disciplina e a busca por soluções inovadoras.

Ao investir em ferramentas adequadas, na construção de relacionamentos sólidos com fornecedores e na capacitação da equipe, sua empresa estará apta para enfrentar os desafios do mercado e alcançar seus objetivos de forma eficiente e sustentável.