5 principais riscos do processo de compras e como contê-los

Published On: 7 de outubro de 2024By Tags:

O processo de compras B2B envolve várias etapas que devem ser seguidas de forma segura e estruturada. Mesmo assim, existem alguns riscos e erros no percurso que devem ser evitados. Neste artigo, você confere os 5 principais riscos do processo de compras e como contê-los. 

O departamento de compras de uma organização deve ter como prioridades a segurança dos processos, se estão em conformidade com as regras e políticas da empresa, a sustentabilidade e a tecnologia como aliada. Tendo esses pilares como prioridades, tanto o departamento quanto a empresa como um todo alcançarão resultados mais satisfatórios e, consequentemente, o aumento da lucratividade. 

Quais são os principais riscos do processo de compras e como contê-los?

O processo de compras deve ser feito com ferramentas confiáveis, que possibilitam maior organização, otimização e, o mais importante: a segurança. 

É preciso que a gestão de compras e tudo o que a envolve possa ser auditável, justamente para mitigar os riscos a seguir:

  1. Falta de transparência

A falta de transparência nas transações pode levar a fraudes e erros. Para contornar esse risco, o ideal é implementar sistemas que possibilitem o rastreamento e histórico de todas as etapas do processo de compras. 

Sistemas de compras (e-procurement) podem ajudar a monitorar transações e garantir que todas as partes envolvidas estejam cientes das movimentações.

  1. Fornecedores não confiáveis

Selecionar fornecedores inadequados pode resultar em produtos de baixa qualidade ou atrasos nas entregas. 

Logo, para mitigar esse risco, realize uma avaliação rigorosa dos fornecedores antes de firmar parcerias. Verifique referências, analise a reputação no mercado.

  1. Inadequação à regulamentação

A conformidade com as leis e regulamentações é essencial no processo de compras. Porém, se não houver o cumprimento, a empresa poderá ser penalizada com multas. 

Portanto, para evitar esse problema, mantenha-se atualizado sobre as legislações pertinentes e invista em treinamentos para a equipe responsável pelas compras. Garanta que todos sigam as melhores práticas.

  1. Erros no estoque

Erros na gestão de estoque podem levar a excessos ou faltas de produtos, o que afeta a operação e a satisfação do cliente. 

Para controlar esse risco, adote sistemas de gestão de estoque. Isso não só facilita o monitoramento de entradas e saídas, mas também proporciona dados em tempo real para tomadas de decisões mais assertivas.

  1. Falta de Planejamento Estratégico

A ausência de um planejamento estratégico pode resultar em decisões impulsivas que prejudicam a empresa. 

Evite esse cenário com a elaboração de um plano de compras que considere as necessidades futuras, o orçamento disponível e as tendências de mercado. 

Revisões periódicas do plano ajudarão a ajustar as estratégias conforme necessário.

Estratégias para adotar no processo de compras B2B

Para que o processo de compras seja o mais seguro possível, é preciso adotar algumas estratégias. Como dito anteriormente, um bom planejamento já ajuda muito em vários aspectos que englobam a gestão de compras. 

Mas a principal estratégia, que na verdade é um investimento muito aconselhável, é a adoção de um sistema e-procurement. Esse tipo de ferramenta, além dos diversos benefícios para o departamento de compras, também se reflete na empresa como um todo. 

Uma ferramenta específica para gestão de compras controla os trâmites e trabalha com transparência, impedindo falhas e quaisquer tipos de fraudes ou desvios. 

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Continue nos acompanhando. Até a próxima!