5 tendências de gestão de compras para 2025

Published On: 9 de janeiro de 2025By Tags:

A tecnologia vem desempenhando um papel essencial na gestão de compras e suprimentos em empresas. Isso porque a tecnologia transformou o que era manual, pesado e passível de falhas, um processo ágil, seguro e lucrativo. Esse papel será cada vez mais aprimorado, e neste artigo, nós te mostraremos 5 tendências de gestão de compras para 2025. 

Antes de mais nada, é preciso entender o cenário atual, que se encontra investindo cada vez mais em tecnologia de ponta, como as IAs, por exemplo. Nesse cenário em que tudo é automatizado, o departamento de compras não poderia continuar com processos arcaicos, principalmente, por lidar com despesas. 

Exatamente por isso, é fundamental que o processo de gestão de compras B2B seja o mais seguro, auditável e preocupado com a economia.

Para se encaixar a um momento em que a tecnologia e responsabilidade ambiental são os principais nortes, as empresas deverão se adaptar a essa nova realidade para se manterem competitivas. Vamos ver, em seguida, alguns movimentos importantíssimos dessa nova realidade.  

Entenda quais são as 5 tendências de compras para 2025

1. Sustentabilidade

A sustentabilidade continuará a ser uma prioridade crescente para as empresas, e por isso, o foco estará em fornecedores que adotem práticas ambientalmente responsáveis. 

As empresas buscarão mais rigor na análise do ciclo de vida dos produtos, buscando minimizar impactos ambientais e sociais. Esse movimento está relacionado às práticas ESG, que são uma tendência geral do mercado para este e os próximos anos. 

Além disso, essa tendência incluirá práticas de compras baseadas em princípios éticos, como garantir condições de trabalho justas e escolher fornecedores com baixo impacto ambiental.

2. Soluções em nuvem 

As soluções em nuvem oferecem várias vantagens para os profissionais não só de compras, mas também de outros departamentos dentro de uma empresa. Esse modelo de sistema tem ganhado uma preferência por permitir acesso remoto, o que é muito importante em um momento em que trabalhadores têm maior flexibilidade em seus ambientes de trabalho, além de oferecer atualizações automaticamente.

Ou seja, a empresa usuária do sistema não precisa se preocupar com atualizações ou mudanças, pois isso fica a cargo do fornecedor de software. 

3. Análise e performance 

A análise de dados se tornará ainda mais crucial nas decisões de compras. Isso permitirá que as empresas façam escolhas mais informadas, antecipem tendências de demanda e otimizem os estoques. 

Além disso, a inteligência de mercado, combinada com dados de fornecedores, ajudará a identificar as melhores oportunidades de compras, além de reduzir custos e riscos.

4. Parceiros estratégicos 

Estabelecer parcerias estratégicas se relaciona com o impacto direto na qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa em questão. Por isso, tanto fornecedor quanto cliente precisam estar alinhados inclusive em questões de ESG, como falado anteriormente. 

As empresas estão cada vez mais se afastando de negociações transacionais tradicionais e adotando abordagens colaborativas com seus fornecedores. Parcerias estratégicas baseadas em confiança e objetivos compartilhados podem resultar em melhores condições de fornecimento, mais inovação e redução de custos a longo prazo. 

O foco será na construção de relações duradouras e mutuamente benéficas.

5. Automatização e IA na gestão de compras

A digitalização do processo de compras está cada vez mais presente nas empresas, já que automatizam e facilitam a gestão, além de eliminar o trabalho burocrático e passível de erros. Somada a isso, a IA tem tomado o seu espaço. 

A automatização pode ajudar as equipes de compras a identificar oportunidades de economia, otimizar preços e reduzir erros manuais. Junto a IA, será possível também obter automaticamente itens que precisam de reposição, sugestão de compras, sugestão de fornecedores, e outras facilidades. 

A nossa ferramenta de gestão de compras, Saphira, é um sistema preparado para atender as necessidades da área de compras. Além de já ter mudado a rotina de várias grandes empresas para melhor, o e-procurement consegue oferecer relatórios detalhados de desempenho. 

Conheça o Saphira e agende uma apresentação com a nossa equipe de especialistas.