O que é a curva ABC e como funciona?
A gestão de estoque é parte fundamental para uma empresa, principalmente para aquelas do ramo do varejo. Ter esse controle e saber fazer as reposições de forma eficiente previnem prejuízos. Neste texto, entenda o que é a curva ABC e como funciona.
Para gerir um estoque é muito comum utilizar métodos e estratégias que ajudem a organizar as categorias dos itens e suas prioridades. Dessa forma, a tomada de decisão se torna muito mais assertiva e a operação mais otimizada.
Um desses métodos é a curva ABC.
O que é a curva ABC?
Curva ABC é um método de categorização dos produtos no estoque de uma empresa para definir a ordem de prioridade e o grau de importância de cada um. Ou seja, ajuda a estabelecer a ordem do que é mais ou menos importante em questão de estoque.
Dentro da gestão de compras, existem itens que são prioritários, que tem maior valor para a operação da empresa e itens de menor valor. A curva ABC ajuda a separar quem é quem e assim fazer compras de forma mais estratégica.
Como isso acontece na prática? Cada letra simboliza uma categoria de classificação para os itens. A categoria A simboliza os produtos mais importantes da empresa, responsável pela maior parte do faturamento. Já a letra B, simboliza itens de faturamento médio e a categoria C representa os de baixo faturamento, que não são tão vitais para a empresa continuar funcionando.
A curva ABC é fundamentada no princípio de Pareto, que vai ajudar a colocar cada item em sua categoria correta. Esse princípio estabelece a regra dos 80/20, ou seja, 80% das consequências acontecem por conta de 20% de causas. Aplicando esse princípio à curva ABC, teremos 80% do lucro da empresa apoiado em 20% da venda dos produtos mais valiosos.
Como funciona a curva ABC?
O princípio de Pareto aparece nessa proporção 80-20, porém, ainda é preciso avaliar todo o restante de itens que são mais ou menos importantes.
Se os produtos de curva A são os mais valiosos e representam a maior parte do lucro obtido, os itens de curva B são os de médio valor. Esses produtos equivalem a 30% do estoque e são responsáveis por 15% do lucro.
Já o nível C representa os produtos menos importantes da cadeia, porém, são a maioria do estoque sendo 50%. Já o lucro que geram fica em torno de apenas 5%.
A partir dessa categorização, você pode analisar os itens dentro da sua empresa e organizá-los de modo a não perder nenhuma informação. Além disso, dessa forma você evita que falte algum produto importante no estoque e consegue visualizar melhor o que e quando comprar.
Por que trabalhar com a curva ABC em compras B2B?
Para as compras corporativas, a curva ABC é o método que vai permitir a visualização mais clara e organizada do que precisa de reposição. Ao definirmos quais produtos estão dentro de cada categoria, conseguimos fazer um melhor planejamento de compras.
Isso porque, com as informações da curva ABC, os compradores poderão saber exatamente as quantidades e as prioridades das compras que precisam negociar em um determinado período. Uma vez que as prioridades estão definidas, o tempo é mais bem aproveitado e assim melhores negociações com fornecedores podem acontecer, o que gera vantagens competitivas.
E para implementar uma gestão de compras ainda mais lucrativa e eficiente, você pode contar com o e-procurement Saphira. O nosso sistema para gestão de compras oferece automatização, controle, segurança e um processo muito mais organizado e ágil.
Conheça a nossa solução e agende uma demonstração! Estamos prontos para transformar a sua área de compras em uma área estratégica visando lucro.
Para continuar aprendendo sobre gestão e tecnologia, leia mais artigos em nosso Blog.


