Por que a gestão de processos é importante para a sua empresa?
Estabelecer um processo é estabelecer organização e cadência nas tarefas dentro de uma empresa, é como tudo vai funcionar. Isso é de extrema importância, pois é o que vai impactar no sucesso da organização, porém, nem todas as empresas levam isso com a devida atenção. Neste texto, entenda por que a gestão de processos é importante na sua empresa.
A gestão de processos é o que vai estabelecer uma ordem, monitorar o desenvolvimento, identificar gargalos e o que pode ser melhorado, além de possibilitar análises e insights para a melhoria desses processos. Além de tudo isso, uma vez que uma empresa decide trabalhar com gestão de processos, é possível ter uma visão muito mais assertiva dos passos para aumentar a lucratividade, por exemplo.
Por que a gestão de processos é importante?
Uma empresa que consegue organizar os seus processos e colocá-los em prática tem muito mais facilidade em se colocar no mercado de forma competitiva. Ou seja, é uma empresa que estabelece padrões, se preocupa com a qualidade de suas entregas, sejam produtos ou serviços e preza pela organização do trabalho desenvolvido.
A gestão de processos é muito importante para o sucesso da empresa, mas não só isso, colocar essa gestão em prática hoje implica diretamente em automatização.
A automatização dos processos vai possibilitar um ambiente muito mais produtivo, fazendo com que os profissionais envolvidos desenvolvam muito mais suas habilidades, vai reduzir as atividades repetitivas e as falhas humanas. Além disso, também vai permitir um maior controle e acesso a métricas de desempenho e extração de insights.
Um dado importante sobre o assunto é que em 2024, 66% das empresas já automatizaram ao menos um processo de negócio, com expectativa que esse número suba para 85% até 2029. Ou seja, a automatização na gestão de processos está em alta e só tende a crescer.
Quando falamos em gestão de processos, estamos falando também de BPM (Business Process Management), que é a abordagem que vai permitir a modelagem apropriada dos processos de uma empresa. Tornar isso possível fica muito mais fácil com um software BPM, por exemplo. Isso porque, apesar de alguns sistemas de processos conseguirem trabalhar com fluxos automatizados, um sistema BPM estará na notação correta e seguirá as melhores práticas, o que garante um desempenho ainda melhor.
Para ter uma gestão de processos eficaz e correta, a melhor opção é automatizar os seus processos com a ajuda de um software BPM. Tomar essa medida traz muitos benefícios tanto para a sua equipe quanto para a empresa.
Quais os benefícios que a gestão de processos traz?
Implementar a gestão de processos é estruturar as etapas de uma demanda, é ter o controle do que vai acontecer e dos responsáveis envolvidos. Seja uma contratação de um novo funcionário, o lançamento de uma campanha ou a implantação de um novo software, tudo isso tem um processo específico. Cada processo vai ter a sua estrutura e tendo esse controle, por consequência, você garante qualidade, rapidez e uma boa resposta do cliente final.
Podemos pontuar como benefícios da gestão de processos:
- Aumento da produtividade;
- Entregas com qualidade;
- Agilidade;
- Redução de custos;
- Visibilidade e controle dos processos;
- Visão integrada e entendimento do papel de cada um;
- Vantagem competitiva;
- Satisfação do cliente.
Esses são alguns dos muitos benefícios que uma boa gestão de processos traz para a sua empresa.
Como começar a gestão de processos?
Para começar a implementação da gestão de processos na sua empresa, é importante levantar algumas informações e entender qual ou quais ferramentas são as mais apropriadas para o seu caso. Se você não sabe por onde começar, a gente te explica.
Conheça os seus processos
Em primeiro lugar, comece sabendo exatamente quais são os seus processos, os profissionais responsáveis, quais são as etapas. Identificar o que envolve os processos é importante para fazer desenhos dos fluxos e entender o que pode melhorar.
Faça o mapeamento de tudo para entender como a empresa trabalha. Dessa forma, fica mais fácil de visualizar os furos no barco e entender soluções para isso.
Faça o desenho dos seus processos
Essa etapa, também conhecida como modelagem, é o desenho do processo por meio de fluxos de trabalho, que são a representação gráfica das tarefas. Dessa maneira, fazendo esse desenho, fica muito mais fácil visualizar como os processos acontecem e para onde eles caminham dentro da empresa, do começo ao fim.
Isso também é importante para entender como tudo acontece e o que pode ter melhorias.
Coloque em prática
O momento da implementação de fato é o que pede a ajuda da tecnologia. Com essa aliada, todas as etapas da gestão de processos se tornam muito mais controladas, eficazes e ágeis. Como dito anteriormente, um software BPM possibilita uma gestão muito mais completa do que um trabalho manual, por exemplo, que vai acabar gerando falhas de vez em quando.
Faça o monitoramento e meça a performance
Por fim, é importante entender como a empresa está desempenhando. Não adianta estabelecer toda uma nova gestão e não saber se ela está gerando bons resultados.
Essa etapa pode ser muito mais fácil com a ajuda de um sistema BPM. Dessa forma, você já vai ter todos os relatórios gerados automaticamente, assim como as outras fases da gestão de processos.
Com o intuito de melhorar a gestão dos seus processos de forma inovadora, usando a tecnologia como parceira, conte com o SOL BPM. O nosso software é fácil de usar, amigável, personalizável e se adapta à sua realidade.
Conheça o SOL e agende uma demonstração exclusiva com a nossa equipe.
Estamos aguardando você!


