5 atitudes que um bom profissional de compras B2B deve praticar

Published On: 8 de julho de 2024By Tags:

Para fazer uma boa gestão de compras, é preciso de algumas soft skills além das hard skills relacionadas à área de procurement. O que muitas empresas ainda não descobriram é que o setor de compras pode ser muito estratégico e se tornar um dos pilares de lucratividade e relevância dentro de uma organização. Continue lendo para descobrir as 5 atitudes que um bom profissional de compras B2B deve praticar. 

Um bom profissional da área de procurement deve se manter atualizado em relação aos seus fornecedores assim como ao mercado, seus concorrentes e tendências para o setor. 

A área de compras B2B compreende diversas funções que devem ser muito bem pensadas, já que tratam de gastos. 

Quais são as atribuições da área de compras?

Antes de tudo, vamos entender quais são as principais tarefas que uma área de compras deve suprir. 

A área de compras de uma organização é responsável em fazer as aquisições, sejam elas diretas ou indiretas. Logo, é uma área que lida essencialmente com gastos e é aí que entra a possibilidade de estabelecer estratégias que visam lucratividade. 

Lembrando que, nem sempre a economia é o melhor negócio, como vimos no texto Jornada de compras B2B: 5 passos para tornar o processo estratégico e lucrativo. 

Entre as atribuições da área de compras, estão principalmente:

  • Prospecção de fornecedores
  • Planejamento de compras diretas e indiretas
  • Controle do estoque
  • Negociar as condições de compras
  • Emitir pedidos
  • Controle dos prazos

Portanto, os profissionais de procurement precisam de muita organização e estratégia para fazer todo esse processo ser o mais vantajoso para a empresa. 

As 5 atitudes que um bom profissional de compras B2B deve praticar 

  1. Conhecer materiais e o mercado

Um bom comprador deve ter o conhecimento sobre os materiais que precisa adquirir. Isso evita que enganos aconteçam, o que prejudica o processo de compras  e pode causar prejuízo. 

O comprador precisa entender quais são os melhores e mais vantajosos materiais na hora de fechar o negócio com o seu fornecedor.

Por exemplo, ao contratar um determinado material, que tem um preço mais baixo, mas que tem a qualidade inferior e o fornecedor ainda costuma atrasar a entrega, pode não ser um bom negócio. Tudo isso deve ser visto e pensado detalhadamente, fazendo com que o processo de compras seja criterioso para evitar prejuízos e desgastes. O mesmo vale para a contratação de serviços.

Ou seja, um bom comprador deve se manter bem informado em relação aos melhores fornecedores.

  1. Visar lucratividade

Resgatando o ponto anterior, uma visão estratégica também parte do princípio de escolher o negócio mais vantajoso para o setor de Compras. 

Não basta só prezar pelo menor custo, mas sim pela qualidade e custo-benefício, conhecimento e confiança naquele fornecedor. Sabendo fechar bons negócios, o setor garante maior lucratividade e redução de gastos desnecessários.

  1. Fazer projeções futuras

Uma boa análise dos itens mais consumidos e dos fornecedores através de Curva ABC (aqueles com os quais o comprador mais fecha negócios) pode trazer bons resultados, principalmente fechando contratos de exclusividade em troca de menor preço, prazo de entrega ou condição especial de pagamento.

  1. Organizar os processos na área de Procurement

Atitude primordial para qualquer setor, a organização é fundamental para o sucesso. 

Um bom profissional de compras deve manter a organização dos processos da área para que não ocorram atrasos, falta de materiais ou serviços, falta de informações e registros de aquisições feitas, entre outros fatores. 

  1. Contar com ajuda tecnológica 

Por fim, e, na verdade, o mais importante, é contar com um bom software e-Procurement para sanar as várias etapas que antes eram manuais, e agora podem ser automáticas.

Embora muitas empresas ainda façam processos de compras de forma manual, é um risco grande para a segurança dos processos. Um sistema de compras garante que nenhuma informação seja perdida, já que tudo fica registrado, facilitando assim o dia a dia dos compradores. 

A tecnologia é uma grande aliada e transforma a realidade do setor de compras, que assume então uma face muito mais estratégica, ágil e segura. Um software de compras completo e robusto é a ferramenta necessária para a sua equipe negociar, avaliar e tomar a melhor decisão, tudo digitalmente. 

O Saphira, o software de compras desenvolvido pela Pix, oferece:

  • Cotação web com fornecedores; 
  • Análise automática dos custos;
  • Valor de saving;
  • Mapa de Negociação – mostra o quão vantajoso ou não será aquele negócio com cada fornecedor;
  • Aprovação de valores via mobile;
  • Relatórios para maior controle da área;
  • Módulos que complementam as necessidades do setor de compras B2B. 

Tudo isso com poucos cliques.

Saiba mais sobre o Saphira aqui, ou se preferir, entre em contato com a nossa equipe Comercial por aqui. Será um prazer transformar e trazer mais lucratividade para a sua empresa!