Como o POP ajuda na gestão de processos?
O POP, Procedimento Operacional Padrão, é um documento com toda a descrição de um processo, ou seja, é um roteiro, um manual de instruções para uma tarefa. Neste artigo, a gente mostra como o POP ajuda na gestão de processos.
Como dito anteriormente, o POP é um documento que contém a descrição detalhada de um processo. Esse documento permite que qualquer colaborador entenda o que fazer. Isso facilita o desempenho do trabalho, simplificando o treinamento, além de evitar problemas de execução.
O POP tem como principal objetivo garantir a qualidade do trabalho com a padronização dos processos, minimiza retrabalhos e erros na operação.
Como fazer o POP?
Antes de entender como fazer o POP, é preciso destacar que esse documento deve estar sempre visível para quem for fazer as tarefas necessárias, deve estar no local onde o funcionário desempenha as funções. O colaborador precisa ver e entender o POP facilmente.
O primeiro passo para criar um POP é fazer um planejamento do documento, com os objetivos definidos, os responsáveis envolvidos e os critérios para utilizar. Além disso, é preciso escolher o formato do POP, que pode ser em checklist, fluxograma ou outros tipos de passo a passo.
Logo após isso, chegou a hora de estruturar o POP e colocar as informações necessárias no documento: o que cada processo da atividade exige, os pontos críticos e o que fazer.
Para escrever um POP é preciso seguir alguns passos, o documento precisa conter algumas informações indispensáveis, tais como:
- Dados do procedimento, como o título e identificação;
- Data de criação;
- Responsáveis envolvidos;
- Objetivo;
- Ferramentas e recursos necessários para o procedimento;
- Passo a passo;
- Padrões de qualidade;
- Indicar se houver revisões.
Esses são os principais pontos que um POP deve apresentar em seu escopo. Quanto mais detalhamento, mais completo e fiel à prática será o documento.
O POP também deve prever alguns imprevistos possíveis dentro do processo, para em caso de acontecer, o responsável saber o que pode fazer.
Qual a importância do POP?
O POP tem o grande objetivo de padronizar as tarefas, o que reflete na qualidade das entregas, e é por isso que esse documento é tão importante para a gestão de processos. Uma vez que existe essa padronização, fica muito mais fácil gerir a equipe e os responsáveis, pois há uma base de conhecimento que apoia os processos.
As informações do POP educam os responsáveis em relação a rotina de trabalho, além é claro de facilitar treinamentos quando novos colaboradores chegam. Essa, inclusive, é mais uma facilidade de se ter um POP disponível. Em casos de alta rotatividade, o POP ajuda a otimizar a curva de aprendizagem de novos funcionários.
O POP também ajuda muito na comunicação e na produtividade, pois já que existe um detalhamento do que precisa ser feito, ruídos na comunicação são minimizados. O passo a passo está ali, de fácil acesso e entendimento para quem precisar.
Para cada tipo de organização, empresa ou indústria, um tipo de POP será mais adequado. É necessário observar quais informações serão indispensáveis e qual formato será mais efetivo no dia a dia de trabalho.
Um outro ponto importante, é que esse conjunto de informações permite a identificação de gargalos e, consequentemente, melhorias para o processo. Porém, para isso acontecer na prática, é preciso monitorar o desempenho desse POP. Só assim é possível entender melhor os processos e garantir que estarão sempre atualizados e alinhados com os objetivos da empresa.
Como o POP pode ser implementado na gestão de processos?
Uma das aplicações do POP é via software de gestão de processos, como o sistema BPM. Esse tipo de ferramenta tem como objetivo ajudar na gestão de tarefas, fluxos de trabalho, organização e produtividade.
Nesse local, os POPs podem ser implementados, facilitando assim o fluxo de trabalho e ocasionando os benefícios que vimos ao longo deste artigo.
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Até a próxima!


