Para que serve a DANFE em compras B2B?

Published On: 21 de janeiro de 2025By Tags:

Quando fazemos uma compra pela internet e rapidamente chega uma nota por e-mail ou quando uma mercadoria chega, ela vem acompanhada de uma folha impressa contendo várias informações. Esse documento tanto online quanto impresso, é a DANFE, que tem uma grande importância para os processos e gestão de compras nas empresas. Neste artigo, nós vamos te explicar para que serve a DANFE em compras B2B. Continue lendo! 

O que é a DANFE?

A DANFE é o documento que representa a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de forma mais simplificada, tanto online quanto impresso. A sigla significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, e acompanha a mercadoria. Ou seja, geralmente, vem impressa e fixada no produto. 

No contexto de compras B2B, a DANFE desempenha um papel fundamental na documentação e controle de processos logísticos e fiscais entre empresas, apesar de não ter valor fiscal. O documento contém informações essenciais sobre a transação. Dados do fornecedor e do cliente, descrição dos produtos adquiridos, valores envolvidos e a chave de acesso à NF-e eletrônica correspondente.

Essas informações são muito importantes, porque regularizam o transporte das mercadorias até o destino final, garantindo a segurança do pedido e conformidade com a legislação fiscal. 

Por que a DANFE é importante? 

Em compras B2B, a DANFE serve principalmente para permitir que as empresas envolvidas no processo de compra e venda tenham uma forma de consulta e verificação das informações contidas na NF-e. 

Além disso, a DANFE também serve como um instrumento de conferência, já que possibilita ao comprador validar a nota fiscal eletrônica no momento do recebimento da mercadoria. O comprador vai poder conferir os dados da compra, evitando possíveis erros ou fraudes.

Outro ponto importante é que a DANFE auxilia as empresas na organização de suas obrigações tributárias e no cumprimento das exigências fiscais. Ele é essencial para o controle interno das empresas, sendo uma ferramenta prática na gestão de estoque e na auditoria de transações. 

Portanto, a DANFE em compras B2B contribui para a transparência e segurança das operações comerciais entre empresas. O documento facilita o cumprimento das obrigações fiscais e a logística de transporte e entrega de produtos.

Diferença entre DANFE e Nota Fiscal

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital, que contém todas as informações fiscais e comerciais sobre uma transação. A NF-e possui valor fiscal e é o principal documento utilizado para registrar a operação de venda ou prestação de serviços perante a Receita Federal.

Já a DANFE é uma versão simplificada e auxiliar da NF-e. Ele não possui valor fiscal, mas serve como uma representação da nota fiscal eletrônica, facilitando a consulta das informações  durante o processo de transporte e entrega das mercadorias. 

Quais informações precisam constar na DANFE? 

Para a emissão do DANFE, algumas informações são imprescindíveis, além do código de barras e da chave de acesso da NF-e. São eles: 

  • Código de acesso;
  • Código de barras;
  • Razão social, endereço, CNPJ e CPF, telefone do emitente e do destinatário;
  • Valores dos produtos e serviços, somando impostos;
  • Descrição detalhada dos produtos e serviços;
  • Dados da transportadora;
  • Placa do veículo;
  • Forma de pagamento;
  • Códigos fiscais.

Além disso, o layout do documento deve seguir o padrão. Para saber como fazer, basta acessar o Manual de Integração do Consumidor

Como gerenciar os pedidos e a Nota Fiscal?

Com a ajuda de um bom software de compras, você e a sua equipe conseguem fazer a gestão das compras. Você pode abrir requisições automaticamente e fechar os melhores negócios com toda a segurança.

No Saphira, nosso sistema de gestão de compras, é possível checar automaticamente o pedido com a Nota Fiscal eletrônica antes que a mercadoria chegue no destino final. Ou seja, essa checagem feita automaticamente pela ferramenta é muito importante para prevenir falhas e retrabalho. 

Conheça o Saphira e saiba como transformar a sua gestão de compras para a melhor! 

Agende uma apresentação detalhada do nosso e-procurement com a nossa equipe de especialistas aqui.