5 passos para escolher os melhores fornecedores

Published On: 11 de fevereiro de 2025By Tags:

Escolher fornecedores não é uma tarefa tão simples, pois não é somente o preço que determina se aquele fornecedor é bom ou não. A excelência do produto final vai depender bastante da escolha dos fornecedores, e é por isso que muitas empresas os vêem como parceiros. Se você não sabe muito bem por onde começar a escolher, nós te ajudamos a descobrir. Conheça 5 passos para escolher os melhores fornecedores. 

Quando não há uma pesquisa bem feita de fornecedores e o negócio é fechado sem avaliar isso muito bem, a empresa corre riscos de prejudicar a qualidade do que oferece, lidar com atrasos na entrega dos materiais, pagar um preço acima da média e, consequentemente, lidar com danos à sua reputação.

Fazer uma boa gestão de fornecedores é fundamental para o sucesso da empresa, e o setor de compras é o departamento que vai lidar diretamente com os fornecedores. É esse departamento que faz cotações e negocia as melhores condições para o fechamento do negócio. Por isso, é o setor que mais deve se preocupar com essa pesquisa. 

Como escolher os melhores fornecedores em 5 passos 

Para acertar em bons fornecedores, leve em consideração os 5 passos a seguir. 

1. Alinhamento com os valores da empresa 

Em tempos de ESG em voga, o primeiro passo a se avaliar é se o posicionamento e os valores do fornecedor estão alinhados aos da empresa contratante. Isso é importante porque uma parceria envolve a imagem das empresas envolvidas. 

Prezar pela coerência do posicionamento da empresa é fundamental para garantir uma boa reputação, desde a cadeia de fornecedores ao consumidor final. 

2. Qualidade 

Outro passo importante é analisar a qualidade dos materiais que o fornecedor está oferecendo. Uma vez que o fornecedor não preza pela qualidade, é o produto ou serviço oferecido pela sua empresa que vai sofrer com a insatisfação do cliente final. 

Analise se o fornecedor cumpre com a regulamentação técnica e as exigências previstas em lei, e além disso, verifique se tudo está alinhado com as políticas internas da empresa. Solicitar amostras é uma boa sugestão para avaliar a qualidade antes de fechar o negócio. 

3. Prazos

Avalie se o fornecedor cumpre com os prazos. Qualquer que seja a negociação é bom estar atento ao tempo de resposta, ao atendimento e ao prazo combinado para a entrega dos materiais. 

Uma empresa que costuma não cumprir prazos, atrasar, pode prejudicar o seu negócio e impactar em toda a sua cadeia de produção, impactando também o cliente final.  Faça uma pesquisa do histórico do fornecedor e fique ciente de como costumam agir. 

Além disso, prefira fechar negócio com fornecedores que estejam mais próximos, pois a chance de atrasos pode ser menor.  

4. Preços 

Avaliar os preços dos fornecedores não é o foco principal, mas ainda é muito importante na hora de fechar um negócio. Uma empresa precisa ser estratégica e escolher as melhores condições para a compra de materiais, e isso envolve fortemente os preços oferecidos pelos fornecedores. 

Reduzir os custos é uma meta muito presente na rotina das empresas, e é por isso que esse passo não pode ser deixado de lado. É preciso que os materiais do fornecedor escolhido estejam dentro do orçamento, pois, caso contrário, a lucratividade da empresa estará ameaçada. 

Compare os fornecedores, verifique a média de preços, quem está acima e quem está abaixo. Além disso, você também pode negociar com os fornecedores podendo fazer com que os preços fiquem condizentes com o seu orçamento. 

5. Boa reputação

A reputação de um parceiro é muito importante. Se o fornecedor não for bem visto na praça, isso pode impactar negativamente a reputação da empresa. 

Os fornecedores parceiros precisam ter credibilidade no mercado, o que vai passar confiança na hora de fechar negócios com a empresa. Avalie essa questão também pesquisando histórico, parcerias com outras empresas, consultar o CNPJ, ler avaliações na internet. 

Busque estar ciente da reputação do fornecedor, do começo ao fim, ou seja, da negociação ao pós-venda. Um bom fornecedor também vai oferecer um bom atendimento. 

Com esses 5 passos, você vai conseguir escolher ótimos fornecedores e estabelecer parcerias de sucesso. 

E para colocar em prática todos esses passos, o nosso software de compras Saphira pode te ajudar. 

Com o Saphira e-procurement, você realiza as cotações automaticamente, avalia os preços e melhores condições na sua tela sem fazer nenhum tipo de esforço. Tudo automático. 

O seu processo de compras será muito mais ágil, seguro e lucrativo. Conheça o nosso sistema de compras B2B e agende uma apresentação completa da ferramenta com a nossa equipe de especialistas. Com certeza, vamos transformar a sua gestão de compras! 

Até a próxima!