Qual é o perfil do profissional de compras 4.0?
Com o fortalecimento da indústria 4.0 e das tecnologias como forças importantes para o mercado, a gestão de compras e suprimentos dentro das organizações também sofreu um forte impacto. Foi necessário incorporar a tecnologia no processo de compras, além disso, também foi preciso adotar uma visão mais estratégica e não só operacional. Neste artigo, vamos explicar qual é o perfil do profissional de compras 4.0.
O que mudou no cenário de compras B2B?
Nos departamentos de compras era comum um trabalho manual, bem repetitivo e muitas informações em papel. Isso demandava um tempo a mais do profissional, que fazia todos esses processos de uma forma mais exaustiva e demorando, o que tirava a oportunidade de investir maior tempo e foco em medidas mais estratégicas.
Mesmo com a papelada substituída por planilhas, esse ainda era um cenário de muito desperdício de tempo e possíveis falhas. Planilhas extensas podem desorganizar ainda mais o trabalho, travam e não oferecem segurança, que em um departamento de compras é vital.
O comprador antes estava preocupado em realizar todo o trabalho sem a ajuda de tecnologias mais arrojadas que permitiriam automatização e ganho de tempo. Hoje, sendo um profissional de compras 4.0, o perfil mudou e novas habilidades fazem parte dessa nova fase.
Como um profissional de compras 4.0 deve ser?
A partir do momento em que a tecnologia se torna uma aliada no setor de compras e os processos passam a ser automáticos, o profissional de compras deixa de estar concentrado apenas no operacional e começa a olhar para novas habilidades agora muito mais necessárias. Essas habilidades são principalmente:
1. Capacidade analítica
A análise de grandes volumes de dados é crucial para tomar decisões informadas e melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos. O profissional de compras deve ser capaz de interpretar dados, prever tendências de mercado e ajustar estratégias de compras conforme necessário.
O profissional de compras 4.0 é aquele capaz de interpretar dados e usá-los nas estratégias para o setor de compras. Não é somente implementar ferramentas e tecnologias, mas também aprender a trabalhar com esse aparato alinhados aos objetivos da empresa.
2. Aprendizado contínuo e flexibilidade
O profissional de compras 4.0 tem como skill também ser voltado para o aprendizado contínuo, ou seja, dada a dinâmica do mercado, o profissional de compras 4.0 deve ser altamente adaptável. Responder com agilidade a mudanças nos preços, demandas e outras variáveis do mercado e ser flexível, com alta capacidade de adaptação são essenciais para o comprador.
Estar constantemente em busca de novas soluções, tecnologias ou processos para melhorar a eficiência das compras, seja em termos de tempo, custo ou qualidade. O comprador deve ser um catalisador para a transformação digital dentro da organização.
3. Visão holística
A visão holística faz parte da rotina de trabalho do setor de compras, que vai deixar de ter um mindset tão focado em operação para ser um departamento estratégico, peça fundamental na lucratividade da empresa. Ou seja, a equipe de compras precisa ter uma visão global do negócio.
4. Conhecimento de sustentabilidade e responsabilidade social
Um profissional de compras 4.0 deve estar comprometido com práticas sustentáveis, buscando fornecedores que adotem processos ecologicamente responsáveis. Além disso, esses fornecedores precisam também atender a critérios éticos, como condições de trabalho adequadas e responsabilidade social.
Isso é importante também para o adequamento ao ESG nas empresas e também para a sua imagem e posicionamento. Os fornecedores também devem estar alinhados com o posicionamento da empresa.
5. Proatividade
Por fim, a proatividade é a força motriz que conduz todo o comportamento do profissional 4.0. Estar sempre em busca de novas soluções, estratégias, ferramentas, aparatos, dados, práticas sustentáveis e alternativas para otimizar os processos de compras fazem parte dessa dinâmica.
Para além dos conhecimentos técnicos que a indústria 4.0 impõe como as tecnologias, IA, blockchain, machine learning, e o mercado tem se adaptado, o perfil do comprador 4.0 é muito mais estratégico e orientado a resultados.
Gestão de fornecedores, controle das informações, conhecimento dos insumos e busca por saving são outros fatores que se somam aos objetivos do profissional de compras.
Por falar em tecnologias e ferramentas que impulsionam o trabalho com automatização, fluidez e segurança, o Saphira, nosso e-procurement pode ajudar você e a sua equipe de compras.
Conheça o Saphira, o software de compras mais completo para a sua empresa e agende uma apresentação exclusiva da ferramenta.
Conte com a gente!


