O que é a transformação digital e como implementá-la?
A transformação digital é um processo estratégico que envolve a incorporação de tecnologias digitais em todas as áreas de uma organização. Esse movimento promove mudanças profundas na forma como uma empresa opera, entrega valor aos clientes e se adapta às exigências do mercado atual. Neste artigo, você vai entender o que é a transformação digital e como implementá-la.
Com toda a certeza, essa transformação é mais do que simplesmente adotar novas ferramentas, trata-se de uma mudança cultural que requer revisão de processos, capacitação de equipes e uma mentalidade voltada à inovação constante.
O que significa a transformação digital na prática?
Quando uma empresa decide incorporar a transformação digital, o que acontece na prática é a união entre ferramentas tecnológicas, como sistemas, com os processos da empresa, do começo ao fim. Esse movimento vai mudar a forma como os profissionais desempenham seus papéis e as rotinas de trabalho com o objetivo de melhorar todo esse processo. A transformação digital está em crescente e, segundo o IDC (Internacional Data Corporation), os gastos com inovação podem chegar até US$ 4 trilhões em 2027.
Sistemas, como software de gestão ou sistema de compras, são exemplos de atores de transformação digital dentro de uma área na empresa. A partir dessas ferramentas, a rotina de trabalho será reinventada e todo o processo sofrerá um impacto positivo.
Mais produtividade, redução de falhas, inovação, vantagem competitiva, redução de custos, expansão de mercado e otimização do tempo e operações dos colaboradores. São essas e várias outras melhorias que a transformação digital pode causar na sua empresa.
Formas de implementar a transformação digital
Se você chegou até aqui, nós vamos te mostrar de que formas você pode levar e incorporar a transformação digital na sua organização. Motivos não faltam para deixar o trabalho manual, cansativo e burocrático no passado.
1. Entenda as tendências do mercado
Primeiramente para começar a incorporar a transformação digital em uma empresa é entender o que está acontecendo no mercado e quais caminhos estão se apresentando como tendências. Conhecer novas ferramentas que surgem e estar à frente das necessidades do cliente são formas de ficar atento às tendências.
Ou seja, entender o cenário atual, em que a empresa está inserida é fundamental para tomar decisões certas em relação a mudanças como essa.
Isso porque, sem esse conhecimento, fica muito mais difícil entender para onde a empresa está indo e onde quer chegar. Entender as tendências e o mercado, faz com que a empresa estruture seu posicionamento baseado em dados e análises muito mais sólidas.
2. Defina o que você quer e precisa transformar
Depois da investigação externa, é preciso olhar para dentro. Faça um mapeamento a fim de identificar quais as áreas precisam da transformação digital, identifique gargalos e defina metas claras. Um bom planejamento alinha a tecnologia aos objetivos do negócio.
Além dos gargalos internos, é preciso também olhar para a reputação da empresa. Quais informações é possível tirar dos acessos ao site público, como é o comportamento dos seguidores nas redes sociais, qual é a avaliação e percepção dos consumidores em relação à empresa, são alguns pontos importantes.
3. A mudança deve ser cultural também
A transformação digital não é apenas sobre a implementação de sistemas e ferramentas para automatizar o trabalho e trazer inovação, mas também em uma mudança na cultura da empresa. Os colaboradores precisam entender e se sentir parte do projeto, como peças fundamentais em prol da empresa.
Quando os funcionários se sentem engajados, trabalham muito melhor. Para isso, invista em treinamentos e capacitação. A empresa precisa estar preparada para a chegada da transformação digital.
4. Foco na experiência do cliente
A transformação digital também deve ser voltada para melhorar a experiência do cliente. Isso inclui canais de atendimento digitais, personalização de serviços e usabilidade em plataformas online. Isso significa repensar toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato, com a finalidade de oferecer interações mais rápidas, personalizadas e eficientes.
Ferramentas como chatbots, aplicativos móveis e assistentes virtuais permitem que os clientes se comuniquem com a empresa de forma fluida, a qualquer hora e em diversos canais. Além disso, o uso inteligente de dados comportamentais possibilita entender melhor as preferências e necessidades do público, permitindo a criação de ofertas mais direcionadas e experiências mais satisfatórias.
5. Dados para a tomada de decisão
O uso de dados como base para a tomada de decisão é um dos pilares mais importantes da transformação digital. Se antes, as empresas dependiam apenas da intuição ou de métodos tradicionais, agora, pelo contrário, as empresas passam a utilizar informações precisas e em tempo real para orientar suas estratégias e ações. Isso inclui a coleta, o armazenamento e a análise de grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes, como redes sociais, sistemas internos, comportamento do cliente e tendências de mercado.
Por exemplo, ferramentas como Business Intelligence, analytics e plataformas de gestão integrada, possibilitam a identificação de padrões, previsão de demandas, monitoramento de desempenho e, por consequência, tomada de decisões mais rápidas e acertadas.
Outras ferramentas fundamentais na transformação digital são aquelas que ajudam a automatizar demandas e processos burocráticos, demorados ou até feitos manualmente. Por exemplo, o software BPM ou de gestão de processos, que vai automatizar os processos seguindo um fluxo, otimizando funções e o tempo dos colaboradores.
Conheça o nosso software BPM e agende uma apresentação completa da nossa ferramenta! Podemos transformar os seus processos e impulsionar a sua transformação digital.
Conte com a gente!


