Como aumentar o saving na sua empresa?
Um dos indicadores-chave mais relevantes para uma empresa é o saving de compras. Quando o departamento de compras deixa de ser apenas uma área burocrática e passa a ser estratégica, esse indicador se torna uma das prioridades. Assim, por meio desse KPI é possível ver o quanto de economia a empresa está conseguindo com as suas negociações. E como este é um assunto importante, neste artigo, você vai entender como aumentar o saving na sua empresa.
Por que o saving de compras é fundamental?
O saving de compras é a economia obtida durante o processo de aquisição de bens e serviços. Esse KPI é fundamental para a gestão financeira eficiente de uma empresa, pois representa a diferença entre o valor originalmente previsto ou cotado e o valor final efetivamente pago, refletindo diretamente na rentabilidade e competitividade do negócio.
Um bom controle de saving permite identificar oportunidades de redução de custos, melhorar negociações com fornecedores, otimizar recursos e direcionar investimentos de forma mais estratégica. Além disso, demonstra a eficácia da área de compras em agregar valor à organização, indo além da simples função operacional de adquirir produtos.
Dicas para aumentar o saving de compras na sua empresa
Existem alguns métodos que você e sua equipe podem implementar no dia-a-dia em prol de aumentar o saving de compras. Ao colocar em prática qualquer estratégia, certifique-se que é possível medi-la para entender se tudo está funcionando. Estabeleça formas de mensurar os seus esforços.
Realize negociações estratégicas com fornecedores
Negociar não é apenas buscar o menor preço, mas também condições mais vantajosas, como prazos e condições de pagamento, descontos por volume, garantias estendidas ou benefícios logísticos. Estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores permite abrir espaço para acordos de longo prazo, e por consequência, podem resultar em condições mais favoráveis e economias significativas ao longo do tempo.
Faça benchmarking de preços e condições
Comparar preços, prazos e condições de diferentes fornecedores para o mesmo item ajuda a identificar onde estão as melhores oportunidades de economia. O benchmarking também permite avaliar se os preços praticados estão dentro do padrão de mercado e serve de base sólida para negociações mais assertivas.
Planeje compras com antecedência
Compras emergenciais geralmente resultam em maiores custos, pois limitam o tempo de negociação e reduzem as opções disponíveis. Ao planejar com antecedência, é possível aproveitar preços mais baixos, consolidar pedidos para ganhar escala e evitar gastos extras com frete urgente ou penalidades por atraso.
Capacite a equipe de compras
Mesmo que as mudanças e inovações sejam implementadas na área de compras, sem a capacitação da equipe, de nada adianta. Para garantir que toda a estratégia de aumento de saving irá funcionar é preciso capacitar a equipe. Ou seja, os profissionais de compras precisam entender quais são os seus papéis, objetivos e metas para entregar o melhor resultado.
Investir na qualificação do time de compras é essencial para que os profissionais desenvolvam habilidades de negociação, análise de mercado e uso de ferramentas de apoio à decisão. Uma equipe bem treinada é mais proativa na busca por oportunidades de saving e mais eficaz na execução de estratégias de compras.
Avalie o custo total
Focar apenas no preço pode ser uma armadilha. Por essa razão, avaliar o custo total, que inclui custos de frete, armazenamento, manutenção, operação e descarte, permite uma visão mais ampla do real impacto financeiro da compra é o recomendado. Muitas vezes, uma opção com preço unitário maior pode gerar mais economia no longo prazo por ter menor custo de manutenção ou maior durabilidade.
Use ferramentas de e-procurement
Sistemas de compras ajudam a padronizar processos, dar transparência às cotações e acelerar tomadas de decisão. Além disso, esse tipo de sistema facilita o acompanhamento do histórico de compras, indicadores de saving e desempenho dos fornecedores, permitindo uma gestão mais eficiente e orientada por dados.
Um software e-procurement, como deixa o histórico do processo, permite maior segurança e controle. Isso inibe a possibilidade de fraudes no departamento de compras.
Com o Saphira, o nosso sistema para gestão de compras, você pode fazer todo esse controle, automatizar o fluxo de compras, aumentar a segurança do processo e aumentar o saving, entre muitas mais vantagens. Conheça o nosso e-procurement e transforme as suas compras.
Você também pode agendar uma demonstração gratuita da nossa ferramenta. Conte com a gente!


