Saving de compras: como calcular e quais as suas vantagens?
Se uma das maiores preocupações de todas as empresas é o aumento da lucratividade, o saving de compras é um fator que pode muito ajudar nisso. De fato, a lucratividade vem com a diminuição de despesas e melhores negócios, mais inteligentes. Neste artigo, vamos explicar o que é o saving de compras: como calcular e quais são as suas vantagens.
O que é o saving de compras?
Um dos principais KPIs em compras, o saving indica o quanto o comprador conseguiu economizar em uma aquisição. Esse indicador revela qual é o melhor custo-benefício em uma negociação, levando em conta não só os valores, mas se aquela compra é estratégica, se tem boas condições de pagamento, se o fornecedor é confiável e de qualidade.
O saving tem o objetivo principal de aumentar a lucratividade de forma inteligente, por isso, é um dos indicadores mais importantes dentro de procurement. Em outras palavras, o saving é a diferença entre o preço inicial e o valor que o comprador conseguiu fechar com o fornecedor.
Como calcular o saving de compras?
O saving mostra o que foi economizado naquela aquisição, ou seja, se houve R$1,00 de desconto, a empresa então ganhou R$1,00 de lucro.
Para calcular o saving, é feita a seguinte conta:
O valor inicial do item – o valor final do item = o resultado dessa subtração x a quantidade de itens
O valor do saving então é o resultado dessa subtração pela a quantidade de itens que serão comprados. Vamos dar um exemplo:
O material de escritório acabou e o comprador recebeu uma requisição para cotar a quantidade de 50 caixas de papel.
Um fornecedor oferece o valor unitário, de cada caixa, a R$40. O valor total dessa compra seria então R$40 x 50 = R$2.000.
O comprador então consegue chegar em um valor de R$35 por caixa de papel, o que transformaria o total dessa compra em R$35 x 50 = R$1.750.
Para calcular em porcentagem:
Considere o valor inicial – o valor final negociado = desconto x 100/valor inicial
Subtraindo o valor inicial do valor negociado, temos um desconto de R$250. Em porcentagem, conseguimos um saving de 12,5%.
É importante entender como esse valor é calculado, mas uma forma de otimizar ainda mais a sua rotina, eliminando falhas e agilizando todo esse processo é contar com um sistema de compras. O Saphira, nosso e-procurement, faz o cálculo de saving automaticamente e mostra na tela, por ordem, qual a aquisição mais vantajosa. Conheça um pouco mais da nossa ferramenta aqui.
Quais as vantagens do saving?
Monitorar o saving é uma tarefa vital para o setor de compras e também para a saúde financeira da empresa. Com isso, mais insights são obtidos, é possível identificar gargalos no processo e atuar na melhoria contínua. Além disso, a estratégia de compras se torna muito mais inteligente e estratégica, deixando de ser um departamento puramente burocrático para ter relevância significativa na empresa.
Entre as várias vantagens do saving, estão principalmente:
- A redução dos custos diretos, que é o foco principal do saving. Se estamos direcionando esforços para economizar e fechar o negócio mais lucrativamente vantajoso, os custos irão diminuir.
- Consequentemente, o aumento da margem de lucro.
- Há a melhoria da eficiência operacional, com a padronização dos fornecedores, com a centralização de compras e a redução de falhas.
- Mais poder de negociação visando mais lucratividade, parcerias de longo prazo e contratos mais vantajosos.
- Auxilia na gestão de riscos. Acompanhando o saving, o setor de compras consegue entender e planejar melhor suas negociações, considerando reservas para compras emergenciais e a previsão dos gastos.
Na prática, essas são algumas das principais vantagens que o saving gera dentro do departamento de compras, e que se reflete na organização como um todo. Por isso é um KPI tão buscado por compradores.
Para chegar até esse cenário, é preciso traçar algumas metas e estratégias de aumento de saving. Medidas que podem ser tomadas, mudanças a serem feitas, que vão, efetivamente, ajudar no aumento do saving.
Como aumentar o saving?
Abaixo algumas dicas de como você e a sua equipe podem aumentar o saving do setor de compras. Seguindo esses passos, a sua empresa sentirá um impacto positivo em relação às finanças.
Faça o planejamento das suas compras
O planejamento de compras é sempre o primeiro passo quando o objetivo é aumentar a lucratividade e ser mais estratégico. Esse passo vai estabelecer quais são as prioridades de compras, evitar compras emergenciais que podem causar mais transtornos e gastos desnecessários, além de já antecipar possíveis problemas e suas soluções.
Desse modo, dentro desse planejamento, é importante mapear todo o processo, identificando gargalos e oportunidades de melhorias.
Defina os KPIs e faça o monitoramento
A definição de outros indicadores de compras também é importante, além do saving. É com o monitoramento dos KPIs que as empresas conseguem fazer uma boa tomada de decisão, baseada em dados.
Lead time, evolução de preço e notas dos fornecedores são outros KPIs importantes para o setor de procurement.
Priorize boas parcerias com fornecedores de confiança
Estabelecer boas parcerias com seus fornecedores, estabelecendo contratos de longo prazo, é também uma estratégia de aumentar a competitividade. Além dos benefícios em relação à lucratividade, fechar com fornecedores de confiança impacta na qualidade da entrega final.
Com a relação de confiança entre compradores e fornecedores, mais saving também é conseguido.
Capacite a sua equipe
Desenvolva a sua equipe para que estejam prontos para possíveis mudanças. Aproveitando melhor as capacidades de cada um, direcionando e oferecendo suporte para que a equipe inove junto com o setor.
A capacitação orienta os profissionais de compras que vão trabalhar melhor direcionados em busca sempre do aumento do saving e, consequentemente, em prol da lucratividade da empresa.
Conte com a tecnologia
Por último e na verdade o mais importante, a tecnologia. São as ferramentas e-procurement, voltadas para a gestão de compras, que poderão fazer todo esse processo de forma automática, ágil, eficaz e mais simples.
Um software específico para compras, como o Saphira, vai fazer a cotação automaticamente, fazer cálculos de saving e evolução de preço, possibilitar a análise via relatórios gerados pela própria ferramenta e a centralização de todo o processo com o registro das informações. Mais segurança, agilidade e lucratividade. Fica muito mais fácil aumentar o saving com uma ajuda dessas, não é?
Conheça o Saphira e-procurement e entenda como a nossa ferramenta para gestão de compras pode ajudar a sua rotina. Você também pode agendar uma apresentação completa do software com a nossa equipe de especialistas por aqui.
Gostou do nosso artigo? Leia mais sobre tecnologia e soluções para rotinas de trabalho.
Até a próxima!