5 formas de aumentar o saving de compras
O departamento de compras lida com grandes responsabilidades. Se falta algo no estoque, por exemplo, a produção pode ser toda comprometida. O mesmo se dá com materiais com a data de validade expirada ou excesso de itens. Ou seja, todo esse planejamento precisa estar alinhado e ainda corresponder às expectativas da empresa em relação aos custos. Nisso, está o saving, que é uma métrica importantíssima no que diz respeito à lucratividade. Aqui vamos te mostrar 5 formas de aumentar o saving de compras.
Medir os KPIs é um passo essencial na gestão de compras, e sendo o saving um KPI ligado aos benefícios financeiros que uma organização pode conseguir, ele tem um papel fundamental no processo.
Quais são os tipos de saving?
O saving é o indicador que mostra o quanto o comprador conseguiu economizar com uma aquisição. Essa economia revela se aquela compra é vantajosa, se tem o melhor custo-benefício e ajuda e pensar em novas estratégias.
Não existe só um tipo de saving relacionado ao departamento de compras. Mesmo que sejam calculados da mesma forma, além do saving de compras existem outros, com outros tipos de negociação, por exemplo:
Saving financeiro
O saving financeiro é um indicador mais amplo, que mostra o quanto a empresa está economizando em todas as suas operações, ou seja, o quanto a empresa está ‘’salvando’’ em aquisições de todas as áreas.
Saving ergonômico
Esse é o saving que corresponde às condições de trabalho dos colaboradores na empresa. Esse indicador fornece insights para entender como aumentar a produtividade, melhorando a qualidade de trabalho dos colaboradores. Oferecer bons equipamentos, por exemplo, está na lista de medidas que ajudam.
Saving hora-homem
Já o saving hora-homem está relacionado ao saving ergonômico, porque mede as iniciativas tomadas pela empresa em prol do bem-estar dos funcionários, para evitar obstáculos como afastamentos, desengajamento e o que possa comprometer a produtividade.
Passos para aumentar o saving de compras
Definidos os outros tipos de saving, vamos voltar ao nosso assunto. Existem algumas boas práticas para se ter sucesso e aumentar o saving na sua gestão de compras.
1. Analise as compras feitas
Tenha os relatórios de compras em mãos e faça uma análise profunda do que é prioridade, das quantidades e o que pode ser substituído ou até excluído. Dessa forma, você consegue identificar áreas que possam ter redução de investimento e, consequentemente, oportunidades de economia.
2. Elabore uma estratégia
Com os dados do setor de compras, você consegue entender tudo o que acontece na área: quais compras são mais importantes, o tempo em que o ciclo de compras finaliza, quais os fornecedores mais bem avaliados, entre várias outras informações.
Uma vez que esses dados estão dados, é possível elaborar estratégias em prol dos melhores negócios, analisando qualidade, prazos e valores.
3. Escolha bem os seus fornecedores
Relacionado a tudo isso, uma das formas de aumentar o saving é pesquisando muito bem os seus fornecedores. Pesquise sobre a reputação, se a qualidade realmente corresponde as expectativas, se as formas e condições de pagamento são vantajosas e os se os preços superam os dos fornecedores concorrentes.
4. Centralize as compras
Faça todo o seu processo de compras em um só ‘’lugar’’. Centralizar a sua gestão de compras vai fazer com que o seu processo fique bem mais organizado, ágil e seguro. A segurança também é um ponto fundamental dentro do departamento de compras, é preciso garantir a lisura de todo o processo de aquisição.
Por isso, a centralização das compras é fundamental para definir e implementar as melhores estratégias em prol do maior saving.
5. Invista em uma boa ferramenta e-procurement
Analisando todas as dicas acima, para colocá-las em prática, o melhor é contar com um software procurement para isso. Com um sistema de compras você consegue centralizar todo o processo, negociar automaticamente com os fornecedores mais bem avaliados, conseguir o maior saving, ter total gestão sobre as demandas e os responsáveis e ainda analisar tudo depois com os relatórios. Além disso, um software de compras vai garantir a segurança que a empresa precisa para fazer essas transações, já que tudo fica registrado no histórico.
Já conhece um bom sistema de compras? A gente te apresenta o Saphira! Conheça o nosso e-procurement e cuide 100% do seu processo de compras.
Agende uma demonstração exclusiva da ferramenta. Esperamos você!


