Como a IA pode ajudar na cadeia de suprimentos?
A presença da Inteligência Artificial tem crescido cada vez mais, a partir da implementação dessa inovação no cotidiano de muitas empresas e rotinas de trabalho. Não seria diferente para a área de compras e/ou suprimentos, que também é impactada e beneficiada com a tecnologia. Vamos mostrar a seguir como a IA pode ajudar na cadeia de suprimentos.
A gestão de suprimentos envolve uma série de atividades críticas, como o planejamento da demanda, por exemplo, o controle de estoque, a distribuição e a logística, que podem se beneficiar enormemente da automação e da análise inteligente de dados.
A IA, ao juntar técnicas de machine learning, algoritmos de otimização e análise, oferece soluções inovadoras para prever tendências de consumo, melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a tomada de decisões em tempo real. Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados de forma rápida e precisa, a IA permite que as empresas respondam de forma mais ágil às mudanças do mercado e, portanto, proporcionem um serviço mais eficiente e personalizado aos seus clientes.
Quais benefícios a IA traz para a cadeia de suprimentos?
1. Otimização do fluxo de trabalho
A IA permite uma gestão do processo de compras mais precisa e eficiente ao juntar dados históricos. Isso também impacta os estoques, o que ajuda as empresas a se manterem mais equilibradas, evitando tanto excessos quanto faltas. Isso reduz custos com armazenamento e melhora a capacidade de atendimento ao cliente.
A previsão precisa também permite uma reposição automatizada, mantendo o fluxo contínuo sem interrupções.
A IA também pode ajudar na identificação de gargalos, e consequentemente, na melhoria contínua do processo de compras.
2. Gestão de fornecedores
A inteligência aplicada na gestão de fornecedores, pode automatizar os pedidos de cotação e, automaticamente, montar rankings com os melhores preços e vantagens. Dessa forma, o usuário consegue reduzir o tempo da cotação e da gestão de compras no geral.
Além disso, a IA pode ser usada também para monitorar o desempenho dos fornecedores de maneira mais detalhada e eficiente. Com o uso de algoritmos que analisam diversos critérios como pontualidade, qualidade e custo, é possível fazer uma avaliação mais precisa e desenvolver uma relação mais estratégica com os parceiros.
3. Transparência
Sistemas de gestão de compras são capazes de registrar os processos feitos na ferramenta, quais os responsáveis estão por dentro das demandas e ainda elaborar relatórios. Dessa maneira, esse conjunto de funcionalidades garante maior transparência no processo e a conformidade da empresa com as regras de compliance.
Quando a IA faz parte da gestão, as empresas ganham uma visão em tempo real de toda a sua cadeia de suprimentos. A capacidade de rastrear produtos, desde a fabricação até a entrega final, melhora a transparência e permite que as empresas monitorem a performance de cada etapa. Por fim, tudo isso também melhora a comunicação com os clientes, oferecendo atualizações de status mais precisas e confiáveis.
4. Fim das tarefas repetitivas
A gestão de compras, além da parte mais estratégica, voltada a dados e otimização, também apresenta uma parte muito operacional e repetitiva. A IA junto aos sistemas de gestão de compras reduzem o gasto de tempo e esforço de trabalho com essas demandas.
Tarefas repetitivas acabam travando o processo de compras e atrasando o que poderia ser muito mais rápido e inteligente. A automatização, portanto, traz maior fluidez para o processo.
5. Melhor tomada de decisão
Com a automatização das tarefas repetitivas, sobra mais tempo para os colaboradores se dedicarem às tarefas mais estratégicas, isso impacta diretamente na tomada de decisão.
Além do tempo dedicado às tarefas mais estratégicas, como o planejamento, por exemplo, os profissionais conseguem fazer mais análises dos dados gerados pela automatização do processo de compras e a partir disso, extrair informações mais precisas para uma tomada de decisões bem mais acertada.
Agora você já sabe quais pontos-chave da IA no processo de compras transformam a gestão desse departamento dentro de uma organização. A IA potencializa ainda mais sistemas de procurement, que já são por si só, próprios para o desempenho das demandas de compras.
A gente te convida a conhecer o nosso sistema e-procurement, o Saphira, que conta com uma inteligência capaz de cotar automaticamente com fornecedores, sugerir o que precisa comprar para repor o estoque, mostrar qual será o negócio mais vantajoso, entre muitos outros benefícios e funcionalidades.
Agende uma apresentação com a gente e transforme o seu setor de compras.


