Como vencer a procrastinação no trabalho?
Se você não consegue focar nas suas tarefas do começo ao fim, sente que nunca consegue se concentrar e deixa tudo para a última hora, você pode ser um procrastinador. Mas calma! A gente te mostra como vencer a procrastinação no trabalho.
Esse comportamento é bastante natural e não acontece somente no trabalho, como também em outros os âmbitos da vida. Por exemplo, aquela pilha de roupas que você deveria guardar, porém ficou no celular por alguns minutos, que se transformaram em horas. Adiar uma tarefa que precisa ser feita agora, pode causar uma frustração.
Esse comportamento pode prejudicar o desempenho pessoal e profissional, portanto o primeiro passo é entender o que causa a procrastinação para então saber como evitá-la.
O que é a procrastinação?
A procrastinação é o ato de adiar, ou melhor, evitar aquela tarefa que é preciso fazer no momento, geralmente substituindo esse tempo que deveria ser destinado à solução dessa tarefa por outra atividade mais prazerosa e, muitas vezes, não tão útil.
Esse comportamento de busca por prazeres imediatos no lugar de enfrentar o desconforto ou o trabalho, tem um pé no hedonismo – a teoria filosófica que diz que o prazer é a prioridade dos seres humanos, está acima de tudo e é o caminho para a felicidade.
Isso também existe porque o nosso cérebro está atrás da dopamina, o hormônio da felicidade, e por isso temos a tendência de buscar prazeres imediatos ao invés de focar em atividades mais trabalhosas, que a recompensa e prazer virá a longo prazo.
A pessoa que procrastina não é a pessoa que está fazendo nada, pelo contrário, o procrastinador faz, mas faz o que gera prazer para ele naquele momento.
Quais são os motivos da procrastinação?
Geralmente associada à procrastinação, a preguiça nem sempre é o motivo principal desse comportamento. Existem outras causas para isso, especialmente no ambiente de trabalho, por exemplo:
- Ansiedade em relação a uma entrega;
- O medo sobre o resultado;
- A falta de informações sobre aquela tarefa;
- Sentir que o seu trabalho ou aquela tarefa não são prioridades;
- Sentimento de incapacidade para realizar a demanda;
- Falta de incentivo;
- E também, a preguiça.
Entre outros motivos de ordem psicológica ou emocional, há ainda as causas físicas, como problemas de formação do córtex frontal do cérebro, responsável pelo foco e atenção.
De todo modo, quando esse cenário acontece no ambiente de trabalho e é perceptível, cabe uma conversa com o procrastinador.
Abrir os pontos sobre aquele comportamento e tentar entender qual estratégia usar para driblar.
E falando em estratégias para vencer a procrastinação, aqui vão algumas dicas que você pode colocar em prática consigo mesmo, caso você seja o procrastinador, ou com a sua equipe.
Dicas de como vencer a procrastinação no trabalho
-
Pergunte o porquê:
Como dissemos mais acima, a procrastinação pode estar ligada a fatores emocionais, por isso, é importante se perguntar os motivos pelos quais você está adiando o que precisa fazer.
Ansiedade, medo, baixa autoestima, autossabotagem, podem ser as razões da procrastinação.
A avaliação emocional é importante para entender de onde vem e como controlar.
Sabendo o porquê fica mais fácil traçar estratégias para não procrastinar mais.
-
Estabeleça suas metas:
As metas podem ser grandes ou pequenas, como pequenos agrados/presentes que você pode se dar ao terminar uma tarefa que está adiando. Essa pode ser uma das estratégias mais eficazes.
Lembra da dopamina? Essa dica funciona ao estimular esse hormônio. Você termina uma tarefa e tem a sua recompensa, que você mesmo estabeleceu.
Além disso, estabelecer metas e alcançá-las evita a frustração que ocorreria caso não as fizesse.
-
Organize prioridades:
Faça um ranking do que é mais importante fazer e comece sanando tudo o que for mais urgente. Assim, você consegue resolver de forma mais rápida e organizada.
-
Escolha um método que já existe:
Método Pomodoro, Time blocking, Método GTD, são exemplos de como fazer a sua gestão de tempo e produtividade. Podem ser muito úteis para quem procrastina.
Com algum desses métodos, é mais provável que você consiga ter um bom fluxo de produtividade. Basta conhecer e testar essas possibilidades.
-
Cuidado com as distrações!
Evite dispositivos que podem desfocar você, como televisão ligada ou o celular. O ideal é que você deixe o celular no modo avião para não acabar se distraindo com as notificações.
Saiba o que pode te distrair e tire de perto de você.
E mais uma dica extra para ajudar a acabar com a procrastinação!
A procrastinação no trabalho pode impactar diretamente na produtividade de um time, por isso, é importante ficar atento a essa questão e buscar estratégias para que isso não aconteça.
Quem procrastina muito pode acabar perdendo prazos, apresentar mais erros por conta da falta de foco e produzir menos.
Se você e a sua equipe estão sofrendo com baixa produtividade, perda de prazos e confusão sobre quem faz o quê — é a hora de contar com um software BPM.
O SOL, o BPM da Pix, é a ferramenta ideal para qualquer setor dentro de uma empresa.
Se for preciso organizar e gerir o fluxo de processos, o SOL vai ajudar. São várias as empresas que contam com a nossa solução por todo o Brasil.
Conheça o nosso software BPM! Saiba mais informações por aqui ou entre em contato diretamente com a gente.