como-a-ia-e-usada-no-dia-a-dia-das-empresas

Como a IA é usada no dia-a-dia das empresas?

Published On: 5 de junho de 2025By Tags:

É um fato: a Inteligência Artificial veio para ficar. Você piscou e a IA tomou conta, e tem tomado cada vez mais espaços, no dia-a-dia das pessoas. Enquanto incorporamos a IA nas nossas vidas privadas, as nossas vidas profissionais precisaram entender como fariam para entender o futuro e colocá-lo em prática. Neste texto, vamos explorar como a IA é usada no dia-a-dia das empresas. 

Em um contexto geral, vemos muitos modismos no mundo da tecnologia, porém, existem inovações capazes de transformar uma sociedade definitivamente. É o caso da inteligência artificial. Nesse ínterim, vemos a mudança acontecer de forma muito rápida. Um estudo da Bain & Company (2025) indicou que 67% das empresas brasileiras consideram a IA uma prioridade estratégica para 2025. 

A inteligência artificial muda rotinas de trabalho, processos, resolve problemas e dúvidas rapidamente, automatiza processos, muda o escopo da função do funcionário, cria novas funções e, com toda a certeza, ajuda na tomada de decisão. O fato é que com a IA, a produtividade pode aumentar ainda mais, pois temos a eliminação de entraves ainda mais rapidamente.

Por isso, vamos te contar como as empresas estão utilizando a IA nos seus processos diários, de modo geral, e a partir disso você vai entender quais ideias são possíveis para a sua realidade. 

Como as empresas estão utilizando a IA?

A IA é uma tecnologia em expansão, e por ser uma novidade no mercado de trabalho, os profissionais estão cada vez mais ‘’correndo atrás’’ para entender como usá-la. Isto é, as empresas, em um modo geral, estão descobrindo as melhores formas de incorporar a IA tanto nos seus processos internos quanto nos seus produtos ou serviços direcionados ao seu cliente final. 

Aqui vamos abordar mais especificamente sobre processos internos, e como os profissionais estão usando essa inovação nas suas rotinas de trabalho. Mas vamos aproveitar para recomendar duas leituras complementares aqui do nosso Blog: o que é a IA Generativa? e Como a IA pode ajudar na cadeia de suprimentos?

Se você ainda está buscando uma resposta sobre como a IA pode te ajudar na sua rotina de trabalho, aqui vão algumas formas de fazer isso: 

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais podem ser usados internamente por colaboradores para facilitar a comunicação, agilizar processos ou a solicitação de documentos, além de fornecer informações de forma rápida e precisa, contribuindo para a produtividade e redução de custos.

Relatórios 

A IA ajuda na análise e produção de relatórios internos ao automatizar a coleta, processamento e interpretação de grandes volumes de dados empresariais. Com o uso de algoritmos avançados, a IA identifica padrões, tendências e anomalias que poderiam passar despercebidos em análises manuais. Ela também consegue gerar relatórios personalizados em tempo real, com visualizações claras e insights acionáveis, facilitando a tomada de decisões estratégicas. 

Além disso, a IA pode integrar dados de diferentes fontes (como vendas, finanças, RH e marketing), permitindo uma visão mais completa e precisa do desempenho da empresa.

Automatização de tarefas

Na automatização de tarefas internas, a inteligência artificial atua otimizando processos repetitivos e operacionais, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas. Pode ter seu uso para automatizar o envio de e-mails, o agendamento de reuniões, a triagem de currículos, o controle de ponto, entre outras funções. Com isso, reduz-se o risco de erros humanos, aumentando a agilidade nas rotinas administrativas e melhorando a eficiência geral da empresa. 

A IA também aprende com os dados ao longo do tempo, tornando os processos cada vez mais inteligentes e adaptáveis às necessidades do negócio.

Suporte à tomada de decisão

A IA pode analisar cenários complexos e simular diferentes possibilidades com base em dados históricos e em tempo real, ajudando gestores a tomar decisões mais precisas e estratégicas, como prever demanda, ajustar preços ou identificar riscos operacionais.

Treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Com o uso de IA, é possível criar plataformas de aprendizagem personalizadas que se adaptam ao ritmo e às necessidades de cada funcionário. A IA também pode identificar lacunas de conhecimento e recomendar conteúdos ou treinamentos específicos, tornando o desenvolvimento profissional mais eficiente e direcionado.

Existem mais uma série de usos da IA que as empresas estão fazendo em seus processos internos e também externos, principalmente. O que vemos é um amplo crescimento dessa tecnologia com uma rapidez impressionante. 

Gostou do nosso conteúdo? Leia mais no nosso Blog!