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Como a IA vai mudar o papel do comprador?

Published On: 28 de agosto de 2025By Tags:

A Inteligência Artificial está cada vez mais parte do nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional, e isso só tende a aumentar. No contexto atual de transformação digital, estamos evoluindo para um mundo em que a IA será uma grande protagonista. Mostrando o seu impacto em todas as áreas, entenda como a IA vai mudar o papel do comprador.  

Se a IA já está ‘’invadindo’’ a vida das pessoas, isso não seria diferente no departamento de compras. Com a transformação digital e os avanços em relação a IA, o processo de compras das empresas também sofre impacto com tanta e inovação e precisa entender o que pode fazer com isso. A fim de melhorar o processo e trazer inovação para as aquisições da empresa, a IA entra na gestão de compras e transforma tudo, inclusive o papel do comprador.  

Quais são as mudanças que a IA vai causar no papel do comprador? 

Segundo o Wordlmetrics Report 2025, 48% dos líderes de compras já implementaram ferramentas de IA em seus processos e 67 % das organizações planejam aumentar os investimentos em IA nos próximos dois anos. Tendo em vista esse contexto, os compradores devem buscar e se preparar para as mudanças que vão acontecer.  

O comprador deverá se tornar, cada vez mais, um estrategista de compras. Em outras palavras, a função deixa de ser apenas de execução para uma função estratégica. Entenda como começar a IA vai impactar em tudo isso.  

Aprendizado contínuo 

Em um contexto de mudanças e inovações rápidas, ficar com visões obsoletas pode acontecer mais do que planejamos, e isso pode ser uma desvantagem enorme no mercado. Com a finalidade de evitar ficar desatualizado em relação aos avanços tecnológicos, é importante buscar sempre o aprendizado contínuo e o domínio tecnológico. Entenda sobre ferramentas de compras e tendências, buscando a modernização da empresa 

O perfil do comprador daqui para a frente será um perfil preparado para se adaptar às inovações.  

Senso crítico e visão analítica 

A visão analítica deve andar junto com o aprendizado contínuo. Isto é, saber interpretar dados e transformá-los em informações úteis que serão indispensáveis para a tomada de decisão é uma demanda para os compradores.  

A partir da leitura de relatórios e da capacidade analítica, a área de compras conseguirá prever tendências, movimentos de mercado e tomar decisões em prol de inovação.  

Além disso, o senso crítico deverá ser mais aguçado, sabendo juntar o conhecimento com os dados e fazendo uma boa interpretação.  

Mais foco em comunicação 

Com toda essa tecnologia ajudando a impulsionar a empresa, o comprador deixa de perder tempo com processos repetitivos e passa a ser mais estratégico. Em outras palavras, a tecnologia ajuda na otimização de tempo, fazendo com que o profissional consiga se desenvolver mais. Somado a isso, a comunicação se torna ainda mais importante. Comunique suas ideias, cuide do bom relacionamento com outras áreas como o compliance, que se relacionam bastante com a área de compras. 

Dessa forma, você conseguirá ser ouvido e apresentar as suas ideias baseadas em dados.   

Visão estratégica 

Com a tecnologia automatizando processos manuais, eliminando a necessidade de perder tempo com tarefas repetitivas e reduzindo falhas, o profissional de compras pode exercitar a sua visão estratégica mais livremente dentro da empresa. Isso se dá na busca de fornecedores parceiros que compartilham dos mesmo ideais e objetivos e no pensamento voltado a fechar os melhores negócios com aumento de saving, por exemplo.  

De fato, a IA vai mudar o papel do comprador e isso, na verdade, já está acontecendo. Por isso, é cada vez mais importante, para a sobrevivência de uma empresa, modernizar seus processos e buscar por inovações.  

A área de compras feita manualmente pode sair do controle facilmente, causando prejuízos e desgastes. Para evitar o caos, é muito mais vantajoso apostar em um software para gestão de compras, como o Saphira.  

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