5-medidas-de-seguranca-para-tomar-com-a-ia

5 medidas de segurança para tomar com a IA

Published On: 30 de setembro de 2025By Tags:

Segurança e privacidade são temas que geram sempre preocupação. Em tempos de IA, é preciso entender como usar essa tecnologia sem comprometer os seus próprios dados ou se sentir exposto demais. Neste texto, vamos abordar sobre o tema e mostrar 5 medidas de segurança para tomar com a IA.  

O uso da IA é um advento novo, portanto, cada vez mais as pessoas descobrem mais sobre essa tecnologia e como usá-la da melhor forma. A cada dia uma nova ferramenta aparece, a cada dia novas atualizações e novas capacidades a IA vai desenvolvendo. Ou seja, estamos caminhando ainda por um terreno instável e muito fértil. Por isso, é preciso ter cautela com o compartilhamento de informações pessoais, sigilosas, sensíveis com as ferramentas de IA.   

O primeiro passo é entender que a IA é um modelo de linguagem feito por um algoritmo que vai aprendendo conforme for usado. À medida em que os usuários de fato usam a IA, fazendo perguntas, adicionando informações, ela vai aprendendo e entendendo por qual caminho seguir. Isso significa que a IA é baseada no que ela teve de informações, que podem estar corretas ou não.  

Riscos que podem existir com a IA 

Por ser uma tecnologia ainda muito nova e rápida, a IA está em constante evolução e por isso, existem riscos que devemos estar atentos. O treinamento da IA pode fazer com que ela apresente algum posicionamento que possa estar equivocado, por exemplo. Entenda alguns riscos que a IA apresenta.  

Deepfakes 

Seja por brincadeira ou com má intenção, uma das problemáticas da IA é a produção de deepfakes. Esse tipo de conteúdo pode moldar a opinião pública acerca de um determinado tema, pode difamar pessoas e causar danos. A ‘’liberdade’’ de produzir qualquer tipo de conteúdo, sem uma regulação mais estruturada, pode causar danos na sociedade.  

Viés social 

A IA pode aprender com dados enganosos, portanto, se for treinada com informações de má fé ou incompletas, pode acabar gerando conteúdos problemáticos. Isso quer dizer que a IA pode acabar replicando discriminatórios baseados em origens, orientação sexual e gênero, por exemplo.  

Privacidade 

Evite compartilhar demais dados sensíveis e pessoais pelas IAs antes de ler sobre o tratamento de dados que a ferramenta que você usa faz. Procure ajustar as configurações de privacidade e tenha consciência da sua exposição, o ideal é sempre evitar.  

Desinformação 

Como dissemos acima, se a IA for treinada com informações enganosas ou incompletas, ela pode acabar aprendendo e replicando. Isso pode gerar um ciclo de desinformação. Por isso, ao usar a IA como ajuda em pesquisas, consulte mais de uma fonte, não dependa só de um canal. Ademais, pense criticamente, a IA é uma ferramenta que ajuda o cotidiano de várias pessoas, porém, pode cometer erros.  

Facilitação de crimes 

A IA pode produzir imagens de acordo com o que o usuário pede, o que por si só já oferece um risco sobre o que pode ser criado e o nível do quão real pode parecer. Além disso, a IA também consegue reproduzir vozes reais, clonando pessoas reais, o que pode permitir golpes e crimes.  

Como usar a IA com segurança? 

A IA é uma tecnologia que veio para ficar e cada vez mais se aprimora, sendo assim, fechar os olhos para o avanço não é uma solução. O que podemos fazer é entender como usar a inteligência artificial de forma segura à medida em que ela evolui. Algumas dicas para fazer um melhor uso da IA são: 

Pense criticamente 

Busque suas informações também em outras fontes, não use somente a IA. Depender somente de uma tecnologia que ainda está sendo testada e aprimorada pode colocar em cheque o seu conteúdo.  

Evite compartilhar dados sensíveis 

Evite expor dados sigilosos, sensíveis ou íntimos para a IA. Tudo o que você coloca para esse tipo de tecnologia serve como treinamento, portanto, é imprescindível conhecer as configurações da ferramenta de inteligência artificial que você usa. E lembre-se: a IA não é um ser humano.  

Apague o histórico 

As IAs, como as LLMs, guardam um histórico de chat, por exemplo. Para proteger mais a sua privacidade, a recomendação é desativar o histórico. Assim, a ferramenta não vai guardar informações suas.  

IA Ética 

Sob um olhar mais corporativo, em empresas que desenvolvem tecnologia, é recomendável o uso de frameworks de IA Ética. Esses frameworks orientam e protegem o desenvolvimento de IA de forma responsável, ética e segura, além de orientar seu uso também.  

Segurança no ambiente corporativo 

Uma medida mais voltada também ao ambiente corporativo para usar a IA de forma segura é implementar protocolos de segurança. Dessa forma, os usuários, que são os funcionários da empresa, terão mais tranquilidade. Elabore e implemente políticas de cibersegurança, como criptografia, supervisão, monitoramento para detectar ameaças ou casos fora do normal. É importante fazer esse rastreio de perto.  

Com essas medidas o seu uso da IA será muito mais seguro e evitará problemas, seja no uso pessoal ou profissional. É importante também prezar pela conscientização sobre o melhor uso da inteligência artificial, que vai fazer parte do cotidiano, no campo pessoal e profissional, cada vez mais. 

E para impulsionar os seus processos, conheça as nossas soluções e conte com a gente!