5 maneiras de engajar a sua equipe
O engajamento dos funcionários é, com toda a certeza, um dos pontos-chave que qualquer empresa precisa apostar tanto para se manter relevante no mercado quanto para garantir o seu sucesso.
Uma equipe engajada e motivada vai produzir mais e melhor, estará disposta e satisfeita. Afinal, o sucesso de uma empresa depende do trabalho que os funcionários desempenham.
Como o engajamento da equipe acontece na prática?
Uma equipe se torna engajada quando confia na empresa. O engajamento é um comportamento de interesse, disposição, proatividade e produtividade que um time exerce quando sente que aquela empresa se importa com o bem-estar dos seus funcionários.
Quando os colaboradores se sentem valorizados com ações práticas e sólidas, o desempenho e a produtividade aumentam. Do contrário, quando o ambiente desvaloriza o funcionário, não oferece segurança, cobrança excessiva, poucos benefícios e altíssima demanda, a equipe não consegue trabalhar em prol do sucesso da organização.
E é nesse ponto em que o turnover acontece, o que não nem um pouco positivo, muito pelo contrário. Um alto turnover causa prejuízo para uma empresa, isso acontece porque existe um alto custo em repor as pessoas da equipe, ou seja, todo o processo de demissão e admissão feitas muitas vezes em pouco tempo gera um custo muito mais alto do que investir em ações que engajem a equipe e a mantenham satisfeita.
Mas como trabalhar uma equipe engajada? Vamos mostrar 5 maneiras que você pode apostar e investir para engajar a sua equipe e garantir um ambiente muito mais saudável, equilibrado e produtivo.
5 maneiras para você engajar a sua equipe
-
Comunicação
Um dos pilares do engajamento de uma equipe é, sem dúvidas, a comunicação. Manter uma comunicação aberta e transparente é o primeiro passo quando se quer mudar positivamente o cenário de um time de trabalho.
Tenha em mente que todos os membros da equipe compreenderam os objetivos, expectativas e o impacto do trabalho. Realize reuniões regulares para discutir progressos, desafios e feedbacks. A comunicação eficaz também envolve ouvir ativamente as preocupações e sugestões da equipe.
-
Reconhecimento
Reconheça e recompense os esforços e conquistas da equipe. Uma das formas de reconhecer a equipe é investir em bons benefícios, além dos usuais como o vale refeição com uma quantia satisfatória, como a possibilidade de algum dia em home office, flexibilidade de horários, day off no aniversário, são exemplos de benefícios atrativos.
Além desses exemplo, vale ressaltar que o reconhecimento não se baseia somente em remuneração e flexibilização de horários e modelo de trabalho, mas também em um sentido mais subjetivo como fazer elogios, mostrar apreço pelo trabalho bem feito. Essa atitude ainda incentiva os demais a se esforçarem mais.
-
Estrutura
Uma boa estrutura também é um pilar quando o assunto é engajamento da equipe. Em estrutura entende-se o investimento que uma empresa pode oferecer ao seu funcionário, como o seu desenvolvimento profissional, plano de carreira e a remuneração compatível com o mercado.
Oferecer treinamentos e oportunidades de aprendizado permite aos membros da equipe adquirir novas habilidades e crescer profissionalmente. Quando os funcionários veem oportunidades de desenvolvimento, eles se sentem mais valorizados e engajados.
-
Ajuste de expectativas e metas
Estabeleça metas claras e desafiadoras, mas alcançáveis, e tenha certeza de que todos os membros da equipe entendam seu papel na realização dessas metas.
É por isso que uma comunicação clara também é importante, é aqui que deve existir uma conversa com a equipe sobre expectativas, ou seja, o que é esperado do seu desempenho e o que está dentro de seu escopo. Tudo isso em prol de uma meta.
Metas bem definidas ajudam a alinhar os esforços da equipe e proporcionam uma sensação de propósito e direção.
-
Eventos
Uma ação mais concreta envolve os eventos para engajamento da equipe. Promover um evento, workshop, conversas, happy hour, trabalho voluntário ou qualquer outro tipo de ação, tem um impacto direto no engajamento do funcionário.
Esses encontros são importantes para que os funcionários se sintam motivados e valorizados, além é claro que por esse meio pode-se reforçar a cultura da empresa. Afinal, os seres humanos são sociáveis e precisam interagir.
É necessário um esforço conjunto para colocar essas ações em prática, já que também envolvem a cultura e gestão da empresa em si.
Com essas dicas, a sua equipe de trabalho se tornará muito mais engajada, motivada e produtiva.
Gostou do nosso post? Continue acompanhando nossos artigos aqui!


