o-que-os-recrutadores-esperam-de-um-analista-de-ti

O que os recrutadores esperam de um analista de TI?

Published On: 4 de novembro de 2025By Tags:

Contratar bons profissionais de TI não é uma tarefa simples, isso porque, é preciso avaliar minuciosamente as hard skills, mas também colocar um foco nas soft skills. Neste texto vamos te mostrar o que os recrutadores esperam de um analista de TI na hora da contratação. 

Enquanto o mercado de TI cresce disparadamente, nós podemos ver novos profissionais surgindo no mercado, sejam pessoas recém-formadas, mais jovens, sejam pessoas de outras áreas que decidiram migrar. Seja como for, os recrutadores têm a difícil tarefa de analisar a hard e soft skills de profissionais de TI, que é um tipo de profissional que precisará equilibrar essas características, técnicas e subjetivas. 

Um relatório produzido pela Gi Group Holding, no Brasil, 43,7% das empresas relatam dificuldades na hora de contratar um profissional de TI com habilidades avançadas. Esse valor fica bem próximo da média global, que ficou em 47,3%. 

Portanto, para ganhar pontos em uma entrevista de emprego, o profissional de TI deve se atentar a um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais. Sabendo equilibrar e desenvolver bem essas características, é possível chamar mais a atenção dos recrutadores.  

7 habilidades que um recrutador espera de um analista de TI  

Vamos entender a seguir, as 7 habilidades, entre hard e soft skills, que um recrutador procura em um profissional de TI, além de dicas de como você pode trabalhar para desenvolver melhor esses pontos.  

1. Inteligência emocional 

Importantíssima não só na área de TI, mas em todas as outras, a inteligência emocional é uma das soft skills fundamentais quando há necessidade de interagir com o cliente. Em situações de estresse, alterações e mudanças repentinas é preciso desenvolver a capacidade de lidar de forma equilibrada, entendendo suas emoções.  

Além disso, também é importante entender a equipe e buscar a melhor forma de se comunicar. Saber gerenciar seus sentimentos e entender os dos outros é uma ótima forma de manter um ambiente de trabalho saudável.  

Busque isso por meio de exercícios diários de escuta ativa, organização e paciência. Não leve para o pessoal o que acontece no ambiente profissional, é preciso separar bem essas duas versões de si mesmo, o que evita o prolongamento de situações desgastantes.  

2. Colaboração 

Um profissional que demonstra saber jogar junto com o seu time se mostrando aberto ao trabalho em equipe já ganha pontos positivos com os recrutadores. A colaboração é uma habilidade cada vez mais requisitada, já que a inovação e a tecnologia precisam desse trabalho mais conjunto.  

Sem a colaboração, fica muito mais difícil desenvolver soluções inovadoras, visto que, esse processo requer várias etapas e conhecimentos de níveis diferentes. Portanto, saber trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos é uma soft skill muito valorizada no mercado de TI.  

3. Aprendizagem contínua  

Em um mercado que muda e evolui a todo tempo, o profissional deve desenvolver a habilidade de aprender continuamente. Buscar entender e aplicar tendências, novos avanços, novas tecnologias, que vão surgindo rapidamente.  

É um trabalho incansável, mas necessário. Em TI, a falta de atualização pode ser um tiro no pé, tanto a nível de carreira quanto no nível da empresa.  

Ou seja, a inovação é vital para o mercado de tecnologia. Desenvolva novas habilidades, estude e tenha a mentalidade voltada para o futuro.  

4. Linguagens de programação e IA 

Sobre hard skills, um profissional que deseja uma boa colocação no mercado de trabalho, precisa saber bem a parte técnica, que é a base na TI. Linguagens de programação, segurança da informação, infraestrutura, análise de dados, tudo isso constitui o conhecimento técnico.  

As soft skills se somam às hard skills formando um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que um profissional pode oferecer e que são essenciais na hora dos recrutadores avaliarem o candidato. Por isso, é importante desenvolver essas duas vertentes.  

5. Resolução de problemas  

Imprevistos, desafios, falhas, tudo isso acontece muito na rotina de quem trabalha com TI. Muitas vezes um problema inesperado acontece, e é nesse momento em que é preciso colocar em prática uma capacidade de resolução rápida de problemas. Ou seja, ter a habilidade de criar soluções é muito valorizada na TI.  

Trabalhe com a criatividade, pensamento rápido, proatividade e afaste o foco no problema, e sim, foque na busca de uma solução.  

6. Boa comunicação  

Uma outra habilidade requisitada também em outras áreas é a boa comunicação. Um bom profissional, seja lá de qual formação seja, deve conseguir se comunicar de forma clara e precisa com a sua equipe. Mensagens mal-entendidas, podem levar a falhas, atrasos e prejuízos para a empresa. Desenvolva a sua comunicação, faça perguntas, converse com os seus colegas e se mostre receptivo.  

7. Análise de dados 

Mais uma hard skill cada vez mais importante é a capacidade de ser analítico. Analisar e interpretar dados são muito importantes para um profissional de TI, pois cada vez mais, uma visão multidisciplinar é valorizada no mercado de trabalho.  

Isso é importante pois ajuda na tomada de decisão, insights para criação de novas estratégias e ainda ajuda a identificar gargalos e oportunidades. Invista em cursos voltados para a análise de dados e implemente essa visão na sua rotina, assim, você fica mais preparado para um desafio profissional.  

Os recrutadores de TI valorizam essas características para contratar um profissional de TI. Dessa forma, esse somatório de características e habilidades têm tido cada vez mais importância no mundo da tecnologia, e agora você já sabe por qual caminho seguir para garantir uma boa colocação no mercado.  

Gostou do nosso texto? 

Continue por aqui e confira mais no nosso Blog.  

Até a próxima!