Como as soft skills se tornaram essenciais?
Há um bom tempo, e nos anos pós-pandemia principalmente, as soft skills ganharam um espaço cada vez maior no mercado de trabalho. Contratar bons funcionários, com experiência e boa formação não são mais os únicos fatores na hora do recrutamento e seleção nas empresas. Neste artigo, entenda melhor como as soft skills se tornaram essenciais.
Soft skills X hard skills
As soft skills são as habilidades interpessoais, ou seja, o comportamento e as habilidades sociais e emocionais. Já as hard skills são as habilidades técnicas, por exemplo, se um padeiro faz um ótimo pão, ele domina aquele conhecimento e entrega um resultado satisfatório. Portanto, ele tem essa hard skill.
As hard skills continuam muito importantes, e elas podem ser aprendidas se o profissional não as tiver, porém, as soft skills são um pouco mais difíceis de medir e também de desenvolver já que são muito mais subjetivas.
Em um cenário em que o trabalho em equipe é forte, as soft skills galgaram seu espaço e hoje são cruciais na hora de contratar algum profissional, podendo até ser determinantes. Ter equilíbrio emocional para lidar com desafios, saber se comunicar de forma clara, saber lidar com as diferenças no ambiente corporativo, entre vários outros fatores compõem o que chamamos de soft skills.
Como as soft skills ganharam importância no recrutamento e seleção?
Segundo o relatório da Global Trends Report, 89% de contratações que não foram bem sucedidas aconteceram principalmente pela falta de habilidades pessoais dos profissionais. A falta dessas habilidades acaba gerando um ambiente mais estressante, e consequentemente, gera maior taxa de rotatividade. Isso acaba gerando mais despesas para a empresa. Sendo assim, diante desse cenário, as soft skills foram ganhando cada vez mais espaço.
Além disso, considerando que o mercado de trabalho foi e ainda é um ambiente muito competitivo, no qual os profissionais devem lidar com muita pressão, as empresas começaram a considerar o lado mais subjetivo.
Hoje, as empresas buscam profissionais com essas habilidades sociais, sem deixar de lado a importância das habilidades técnicas. E não só a busca por esses profissionais, mas também a sua retenção.
Por isso, em processos seletivos, o departamento de RH pode fazer testes de perfil, para entender um pouco mais, mesmo que de longe, como é o comportamento dos candidatos. A partir disso, fica mais fácil saber que o candidato ‘’combina’’ com a empresa.
Como desenvolver soft skills?
Diferente das hard skills, que um profissional pode desenvolver com cursos, faculdades e palestras, as soft skills são desenvolvidas com uma ferramenta que está em constante construção: o autoconhecimento.
Tudo começa com o autoconhecimento. Entender quais são seus pontos fortes e fracos, quais são as suas expectativas, a maneira como você reage e o que pode ser repensado e aprimorado no seu comportamento. Todo esse pacote é um processo é um entendimento sobre si mesmo, e que requer bastante reflexão e disposição.
Além disso, para desenvolver soft skills, pode ser preciso estudar mais, manter a mente ativa e aberta, exercitar a escuta, a proatividade, pedir feedback e saber lidar. Sem contar com a disciplina, que é a principal dentro de qualquer atividade. Mantenha o compromisso consigo mesmo e o que deseja para a carreira.
Quais são as principais soft skills para o mercado em 2025?
Agora vamos entender quais são as soft skills mais requisitadas para 2025. Saiba o que o mercado tem priorizado na hora de fazer o seu processo de recrutamento e seleção.
Inteligência emocional
Uma das mais importantes habilidades comportamentais que o mercado exige é a inteligência emocional. Saber ser inteligente em situações desafiadoras no ambiente de trabalho é um diferencial em tempos em que tudo é muito rápido e com tantas demandas para administrar. A inteligência emocional ajuda na construção de relacionamentos saudáveis e na gestão de conflitos de forma empática.
Essa skill envolve a capacidade de identificar, entender e gerenciar as próprias emoções, além de perceber e influenciar as emoções dos outros.
Boa comunicação e escuta ativa
Além de saber se comunicar de forma clara e efetiva, é importante também saber escutar quem está ao seu redor. O trabalho em equipe exige uma boa sintonia entre os profissionais e para isso, saber ouvi-los é crucial.
A maneira como se entende e é entendido por outros é levada em consideração tanto no trabalho presencial, quanto no home office, onde a comunicação é fortemente pela escrita. Por isso, há uma responsabilidade em se comunicar prezando pelo equilíbrio e harmonia para que o trabalho flua.
Gestão de tempo
Analisando também o que acontece hoje, em um mundo com diversos estímulos a todo o tempo, saber organizar o próprio tempo se tornou um desafio ainda maior. Criar autonomia, manter o foco e ser responsável, sabendo a hora de entregar resultados e mostrar eficiência entram. Tudo isso também no pacote de soft skills fundamentais para o mercado hoje.
Pensamento crítico
Com o aumento da automação e da inteligência artificial, habilidades analíticas e a capacidade de pensar de forma criativa e crítica serão ainda mais valorizadas. Sendo assim, profissionais que sabem como resolver problemas complexos de maneira inovadora e eficaz terão uma vantagem no mercado de trabalho.
Tomada de decisão
A tomada de decisão está se conecta intimamente à análise de dados e informações de forma ágil, levando em conta possíveis riscos. Por isso, é uma habilidade tão importante definir os rumos de alguma medida, como algum projeto, por exemplo.
Ainda mais em um momento em que as IAs entram em cena, saber tomar decisões e ter uma boa capacidade analítica são importantes habilidades para o mercado.
Aprendizado contínuo
Ainda sobre a configuração atual, com o uso crescente de inteligência artificial, é importante estar disposto e interessado em um constante aprendizado. Profissionais que não evoluem junto com o mercado, entendem sobre tendências e buscam novas ferramentas, acabam ficando defasados.
Essas são as soft skills mais importantes para o mercado de trabalho em 2025 e considerando esses pontos, o departamento de RH conseguirá fazer bons processos de recrutamento e seleção, atingindo os profissionais certos.
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