Como funciona a integração entre sistemas?
Em qualquer empresa, existem diversos departamentos, e cada um deles precisa de algum sistema para trabalhar internamente. Com todas essas ferramentas, é necessário entender como funciona a integração de sistemas.
Assim, quando existem muitos sistemas usados por várias equipes em uma empresa, há a necessidade de integrar esses sistemas para conversarem bem entre si. A falta da integração acarreta em falta de organização e falta de alinhamento entre as equipes.
O que é a integração de sistemas?
A integração entre sistemas pode ser entendida como um processo estratégico capaz de transformar a forma como as informações fluem e as equipes trabalham juntas.
Em resumo, a integração de sistemas é a conexão entre diferentes softwares e aplicativos para que compartilhem dados e funcionem de forma unificada.
Essa união elimina a necessidade de transações manuais e redigitação de informações, automatizando tarefas repetitivas e liberando tempo para atividades mais estratégicas.
As áreas de RH e Marketing, por exemplo, podem precisar trabalhar juntas em um evento interno da empresa, e assim, compartilhar informações. Portanto, para que não haja perdas ou confusões de tarefas, os sistemas usados por cada área precisam conversar corretamente.
Quando é necessário fazer a integração?
Existem alguns fatores pelos quais uma empresa vê a necessidade de fazer a integração. Isso acontece principalmente pelos motivos abaixo:
- Necessidade de uma comunicação mais eficiente.
Se os departamentos têm sistemas próprios para as suas áreas que não conversam entre si, e os funcionários precisam ter o retrabalho de redigir as informações de um software para o outro.
- Os processos são ineficientes, além de serem manuais.
Tarefas repetitivas que consomem muito tempo e atrasos na entrega de demandas.
- Quando há alto custo de manutenção com diversos sistemas legados.
- Quando a empresa vê a sua tomada de decisão deficiente.
Os dados são tão fragmentados que a empresa não consegue ter uma visão holística e embasar suas decisões por falta de clareza e coesão.
- Ao olhar para a concorrência e ver que já estão usando sistemas integrados e obtendo melhores resultados.
Como a integração de sistemas é feita na prática?
O primeiro passo é entender quais sistemas precisam ser conectados e quais necessidades precisam ser supridas, quais objetivos essa integração precisa alcançar. Uma vez definidos esses pontos, é hora de escolher qual será a melhor abordagem de integração de sistemas.
A integração de sistemas pode ser feita por algumas vias. Confira aqui 3 formas mais comuns de fazer esse processo:
-
Banco a banco
Uma das formas mais simples de fazer a integração. Nessa modalidade, a empresa vai compartilhar um mesmo banco de dados entre todos os sistemas envolvidos.
Para isso é necessário um programa de extração de dados e um analista de database (DBA). Esse tipo de integração pede atenção com a segurança, pois, a extração de dados será contínua, sendo preciso cuidado com o vazamento de dados.
-
Via API
API (application programming interface) é a interface de programação de aplicações. As APIs funcionam como uma ponte entre os sistemas.
Por elas, os dados vão de um software para outro em tempo real de forma segura e ágil, que é o que toda a empresa busca.
-
Troca de dados eletrônicos
Das 3, essa é a forma mais complexa de fazer a integração. A troca de dados eletrônicos, precisa de um software que será uma espécie de ‘’tradutor’’ entre os outros sistemas conectados.
O software ‘’tradutor’’ irá passar as mensagens de todas as ferramentas a um sistema único, de forma contínua.
Quais os benefícios?
1. Redução de custos
A integração de sistemas causa a diminuição de gastos com manutenção de sistemas diversos, retrabalho e erros operacionais. Todo esse tempo perdido é direcionado para a área estratégica e impacta diretamente na lucratividade da empresa.
2. Otimização de processos
Com a diminuição de processos manuais, os funcionários podem dedicar seu tempo para ações mais estratégicas e planejamento.
3. Aumento da produtividade
A integração de sistemas automatiza tarefas repetitivas e agiliza o fluxo de trabalho. Isso aumenta a produtividade, já que, os funcionários gastam menos tempo nas atividades do dia a dia.
4. Melhoria na comunicação
Com os sistemas integrados se comunicando bem, as informações têm muito menos chance de sofrer erros e o compartilhamento entre as equipes segue fluido.
5. Tomada de decisão mais efetiva
Quando os sistemas estão integrados entre si, o acesso a dados precisos e atualizados embasa as decisões estratégicas.
6. Melhoria na competitividade
Por fim, um melhor desempenho em relação à competitividade também se dá com a integração de sistemas. A inovação traz um salto quando o assunto é competitividade, porque, com a integração há o aumento da eficiência para alcançar os objetivos de mercado.
A integração de sistemas traz vários benefícios e inovação para uma empresa. Para progredir, é preciso estar atento ao mercado e procurar soluções para facilitar e agilizar os processos internos.
Os nossos sistemas podem se integrar aos sistemas legados de uma organização. Desse modo, o melhor método para a integração vai de acordo com os objetivos e demandas do cliente.
Já conhece os nossos sistemas? Confira nossos produtos e veja qual se encaixa melhor para a sua situação.


