Como resolver a sobrecarga de trabalho?
O excesso de demandas é uma realidade de muitas pessoas todos os dias. Acreditando que se sobrecarregar é um caminho para a valorização, muitos profissionais acabam entrando nessa armadilha. Além disso, falta de gestão interna e organização também são motivos responsáveis por esse cenário. Continue lendo para entender: Como resolver a sobrecarga de trabalho?
A sobrecarga de trabalho entre os profissionais gera mais problemas para a empresa do que soluções. No entanto, ao contrário do que muitos gestores podem acreditar, um exagero de demandas acaba causando estresse e até mesmo a Síndrome de Burnout. A partir daí, a empresa pode enfrentar alta taxa de turnover e má reputação, e esses são só alguns dos motivos do porquê é tão importante avaliar os processos e a gestão interna.
Só para se ter uma ideia da seriedade do assunto, segundo o Ministério da Previdência Social, em 2024, o número de afastamentos por transtornos mentais causados pelo trabalho saltou de 288.865 para 472.328 licenças, representando um crescimento de 68 % em relação a 2023.
Sinais da sobrecarga de trabalho
A sobrecarga de trabalho pode acontecer por vários motivos, por isso, é importante entender para saber onde está o problema. Nesse sentido, fica mais fácil traçar um plano para resolver o problema. Entre as causas da sobrecarga estão:
- Metas fora da realidade ou não ter metas;
- Microgerenciamento;
- Falta de clareza das informações e falta de comunicação;
- Os membros do time não entendem a importância do seu trabalho e um não sabe o que o outro está fazendo;
- Retrabalho.
Para resolver a sobrecarga de trabalho, você precisa identificá-la. Portanto, fique atento aos sinais para evitar estresse no seu time e planejar melhor a distribuição das tarefas.
Como você reage antes de começar a trabalhar?
Se você sente ansiedade, inquietação, o típico ‘’medo das segundas-feiras’’, é provável que o trabalho não esteja tão tranquilo quanto poderia. Entenda esse sentimento que aparece antes de você começar a realizar suas tarefas, esse desconforto é um indicativo que deve ter toda a atenção.
Sua energia caiu?
A falta de energia junto com o estresse constante no trabalho também é alerta. Desânimo, cansaço, toda a atividade por mais tranquila que pareça te exige muita força, tudo parece entediante e você se arrasta pelas horas de expediente? Isso também pode estar atrelado com a sobrecarga.
Inclusive, a qualidade do trabalho pode cair mesmo que o profissional se esforce muito. O desgaste emocional toma conta e afeta a produtividade.
Além disso, se suas demandas são infinitas, você não consegue ver que o seu trabalho é importante.
Perda da vida pessoal
Quando há muita exigência na vida profissional, e consequentemente, muito estresse envolvido, o profissional acaba deixando a vida pessoal de lado. Há uma dificuldade em se desconectar do trabalho e viver a vida, estar com amigos e família, porque o estresse e cansaço tomam conta do tempo livre.
Estar sobrecarregado atrapalha não só a vida profissional, mas sobretudo a vida pessoal.
Dicas para uma rotina de trabalho mais saudável
Para evitar esse cenário e problemas maiores, como a Síndrome de Burnout, é possível fazer algumas mudanças na sua rotina de trabalho e pensar também no todo para que outras pessoas do time também não sofram com desorganização e sobrecarga.
Organize-se
Sabendo o que é prioridade, estabeleça a sua agenda de acordo com o que você precisa entregar primeiro e mantenha o foco. Para isso, use ferramentas online ou o bom e velho caderninho. Avalie e monitore tudo o que está sob a sua responsabilidade.
A organização individual é tão importante quanto a coletiva. Ter as suas tarefas organizadas vai ajudar muito a evitar uma possível sobrecarga.
Alinhe entregas com o seu gestor
Converse e mostre as suas atividades e prazos para negociar uma rotina mais saudável para você e uma entrega melhor para a empresa. A comunicação sempre é o melhor caminho a se tomar diante desse tipo de situação. Em suma, peça ajuda assim que sentir necessidade.
Adote fluxos de trabalho
Fluxos de trabalho estão ligados à automatização dos processos, e isso implica no uso de ferramentas de gestão de demandas. Essas ferramentas vão ajudar com a organização e a produtividade do time como um todo, centralizando informações, estabelecendo prazos e um maior controle para todos.
Dessa forma, o trabalho fica mais fácil, a gestão é automatizada e não há mais sobrecarga.
Para transformar a sua gestão de demandas em uma gestão completa e fácil, conte com o nosso BPM, o SOL. A nossa ferramenta de workflow já transformou a gestão de trabalho de diversas empresas pelo Brasil.
Agende a sua demonstração aqui!
Até a próxima!


