Entenda como construir uma cultura organizacional forte
Mais do que salas modernas, planos de carreira e benefícios atrativos, o que realmente sustenta o sucesso a longo prazo de uma empresa é a sua cultura organizacional. Isso significa o ‘’jeito de ser’’ da organização: os valores, comportamentos, crenças e práticas que orientam desde decisões estratégicas até as interações do dia a dia. Neste artigo, entenda como construir uma cultura organizacional forte.
Construir uma cultura forte não é tarefa simples. Exige intencionalidade, consistência e, acima de tudo, liderança comprometida.
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional é a cultura da empresa, a forma como tudo acontece e é compreendido dentro desse espaço. É o conjunto de valores, crenças, comportamentos e práticas que definem como as coisas realmente funcionam dentro da empresa, independentemente do que está escrito nos manuais. É a personalidade da organização. Ela se manifesta nas decisões, nas prioridades, na forma como as equipes se comunicam e colaboram, e até em como os erros são tratados.
A cultura vigente na empresa acaba definindo não só as relações que se colocam ali, mas também a produtividade, os resultados e o sucesso da empresa. Por isso, é tão importante estabelecer bases sólidas da cultura empresarial.
Quem cuida da cultura organizacional?
Cuidar dessa questão é um desafio para a empresa como um todo, para todos os profissionais que compõem o quadro de funcionários. Porém, existe uma área específica que se dedica, entre outras demandas, a essa missão de promover a cultura.
Geralmente é o RH o departamento que costuma ser o mais diretamente ligado à gestão da cultura organizacional. É essa área que costuma liderar ações como:
- Definição e disseminação dos valores da empresa
- Programas de onboarding com novos colaboradores
- Avaliações de desempenho
- Pesquisas de clima e engajamento
- Gestão de pessoas
- Eventos e ações internas
Apesar do RH ser a ‘’cara’’ que cuida da cultura organizacional, não é só essa área responsável por promovê-la. A cultura é responsabilidade de todos, mas principalmente da liderança.
A alta liderança (diretores, gerentes e líderes de equipe) tem um papel essencial na promoção da cultura. Isso porque são eles que dão o tom e que têm peso em suas atitudes e comportamentos. São observados o tempo todo. Se um valor como “transparência” está na parede, mas as lideranças não o praticam no dia a dia, a cultura real será de desconfiança, não de transparência.
Enquanto o RH estrutura, facilita e dá as ferramentas para a cultura organizacional, a liderança pratica, comunica e reforça.
Por fim, cada colaborador contribui para a cultura com suas atitudes. Mas se a liderança não dá o exemplo, dificilmente os demais seguirão.
Dicas para construir uma cultura organizacional forte
Uma cultura forte e bem alinhada com os objetivos do negócio aumenta o engajamento, reduz a rotatividade, melhora a performance e facilita a atração de talentos certos. Já uma cultura mal definida, ou tóxica, pode sabotar até as melhores estratégias.
Defina a missão, visão, valores e o propósito da empresa
Toda empresa precisa ter bem definidos seu propósito, missão, visão e valores. Esses elementos não são apenas declarações bonitas em uma apresentação institucional, são a base para todas as decisões estratégicas e comportamentos esperados dentro da organização. Eles funcionam como uma bússola cultural, ajudando as pessoas a entenderem o “porquê” das coisas e qual direção seguir.
Alinhe discurso e prática
A cultura real de uma empresa não é o que está nos quadros na parede, mas o que se vive no dia a dia.
Se os líderes pregam colaboração, mas recompensam apenas resultados individuais, a mensagem que se transmite é outra. Por isso, um dos papéis mais importantes da liderança é garantir que os valores sejam vividos, não apenas comunicados.
Crie rituais e símbolos
Crie rituais que expressam e reforçam a cultura na rotina de trabalho. Reuniões semanais que destacam exemplos de atitudes alinhadas aos valores, programas de reconhecimento, tradições internas, eventos comemorativos.
Tudo isso ajuda a tornar a cultura algo tangível, vivido e valorizado pelas equipes. São pequenos gestos e momentos que, somados, constroem uma identidade coletiva forte.
Pratique a escuta ativa e constante
A cultura não deve ser rígida, ela evolui com a empresa, com o mercado e com as mudanças internas. Por isso, ouvir as equipes por meio de pesquisas de clima, conversas abertas e canais de escuta ativa permite entender se a cultura está sendo bem vivida ou se há desalinhamentos a corrigir.
Desenvolva a liderança
A liderança precisa estar preparada para sustentar essa cultura. Investir no desenvolvimento de líderes é uma etapa essencial, pois, são eles que influenciam, inspiram e moldam comportamentos em suas equipes. Quando bem preparados, conseguem liderar com coerência, dar feedbacks consistentes e reforçar a cultura por meio do exemplo.
Por fim, a cultura organizacional requer uma série de medidas para ser vivida no ambiente de trabalho. É importante estabelecer também ferramentas práticas nas rotinas de trabalho.
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